Projeto Travessia e Renda 2013 chega a sua 5ª etapa

A equipe de Projetos Sociais do Recivil realizou mais uma etapa do Programa Travessia e Renda 2013 no mês de junho. O grupo visitou as cidades mineiras de Vargem Alegre, São Sebastião do Anta, Imbé de Minas, Santana do Manhuaçu, Simonésia e Orizânia entre os dias 09 e 14 de junho, em cumprimento da 5ª etapa do Projeto.  Os seis municípios receberam mutirões de cidadania para a documentação gratuita da população carente.

Cartório de RCPN de Imbé de Minas recebeu o mutirão da cidadania

O prefeito de Vargem Alegre, Jaconias de Almeida Franco Junior, informou que o município precisava há muito tempo do projeto, uma vez que a população é bastante carente e o local em que a documentação é feita fica muito distante do município. 

Em Imbé de Minas, a moradora da cidade, Hélia Alves Teodoro, depois de oito anos de união com seu companheiro, Odair José de Freitas, encontrou no mutirão a oportunidade para realizar a conversão da união estável em casamento. “Sem as condições financeiras necessárias para arcar com as despesas de cartório, o nosso sonho de oficializar a união foi adiado por duas vezes”, comentou Hélia. 

Em Simonésia, a equipe atendeu mais um caso de conversão de união estável em casamento. Elza de Lourdes Rodrigues se casou apenas no religioso há 19 anos durante uma cerimônia coletiva promovida na comunidade onde reside. Porém, o casamento civil não foi realizado. “Vieram muitos filhos, tivemos sete no total, a nossa prioridade passou a ser as crianças e o casamento civil foi adiado”.
 

População foi atendida pela equipe do Recivil na cidade de Simonésia

Foram realizados 737 pedidos de certidão de nascimento, casamento, óbito, retificações e conversão de união estável em casamento.