O assessor jurídico do Recivil, Alberto Mendes e a responsável pelos Projetos Sociais da entidade, Leila Xavier, participaram nesta segunda-feira (30/1) da entrega definitiva das obras de restauração das instalações da Unidade de Atendimento Integrado (Uai) Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte. As melhorias do local foram detalhadas pelo vice-governador Professor Mateus e pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto.
Finalizada a reforma deste espaço, torna-se possível a absorção de novos serviços, entre eles o atendimento do Recivil, que terá um posto no local voltado, inicialmente, para o atendimento à população em situação de rua.
A iniciativa é resultado de um protocolo de intenções entre instituições públicas articulado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Defensoria e do Tribunal, Ministério Público de Minas Gerais, Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil) e a Seplag.
A intenção é oferecer atendimento multidisciplinar, de forma desburocratizada e humanizada, às pessoas em situação de rua. O protocolo prevê a abordagem multidimensional e o atendimento humanizado.
Este conjunto de ações prevê ainda a não estigmatização e o uso de linguagem que não reforce preconceitos e visões higienistas, bem como a identificação da ausência de documentos entre esse público e o intercâmbio de informações pertinentes à emissão dos documentos necessários.
A UAI Praça Sete finalizou, em dezembro de 2022, a segunda e última etapa da obra de revitalização e modernização. Nessa etapa, foi restaurado o prédio-sede, que completou 100 anos em 2022.
Foram feitos reparos nos apainelados de madeira, esquadrias, cantaria, luminárias, instalações sanitárias, elevadores, além de tratamento e pintura das superfícies internas e externas, instalação de sistema de circuito fechado de TV, reforma do passeio público e manutenção da mobília fixa.
A reforma foi dividida em duas etapas. A primeira foi concluída em junho de 2022 e contemplou o prédio anexo e a fachada do prédio sede. Foi feita a revitalização de todo o espaço: pintura, troca dos pisos, além da instalação de painéis de led e troca de todo mobiliário.
A UAI Praça Sete funciona na região central da capital mineira em um conjunto que engloba o prédio instalado na esquina das avenidas Amazonas e Afonso Pena, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) 1988, e o anexo localizado entre a Avenida Amazonas e as ruas dos Carijós e São Paulo.
A unidade é a maior do estado e atende, diariamente, cerca de 2.250 pessoas, oferecendo serviços do Detran-MG, Sistema Nacional de Emprego (Sine), Núcleo de Atendimento à Família (NAF), Ipsemg, Governo federal, entre outros. O principal serviço é a emissão da carteira de identidade em parceria com o Instituto de Identificação da Polícia Civil.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil com informações da Agência Minas