O Recivil esteve entre os dias 22 e 24 de novembro nos municípios de São Sebastião do Rio Preto, Santo Antônio do Rio Abaixo e Morro do Pilar para a realização de mais uma etapa do projeto de documentação em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais. No total, mais de 100 pessoas foram atendidas nos mutirões realizados nos três municípios.
Os mutirões fazem parte da parceria entre o Sindicato e o MPI que tem o objetivo de facilitar o acesso aos serviços de documentação civil básica das populações de regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), além de promover a aproximação do cidadão junto à promotoria de justiça do estado.
Equipe do Recivil atendeu 108 pessoas nos três municípios.
A registradora de São Sebastiao do Rio Preto, Tania Mara Quintão Gonçalves, aproveitou a oportunidade para esclarecer a população sobre os serviços oferecidos pela serventia. Tania Mara falou alguns minutos sobre a importância da certidão de nascimento e sobre os prazos para o registro de nascimento e óbito. A oficiala explicou ainda a diferença entre o reconhecimento de firma e a autenticação e encerrou falando sobre a parceria com o Recivil para a emissão gratuita das segundas vidas de certidões.
“Eu achei fantástico este evento, muito organizado e deveria acontecer mais vezes. Dei o que pude de mim e estarei sempre à disposição. Acredito que minha missão seja atender o povo, e é isso o que faço. Não importo que me chamem no final de semana, em feriado, para atender na beira do rio. Faço porque gosto da minha profissão”, declarou Tania.
A registradora de São Sebastiao do Rio Preto, Tania Mara Quintão Gonçalves, esclareceu a população sobre os serviços oferecidos pela serventia.
Já a registradora de Morro do Pilar, Ricardina Lage Martins, contou que sempre trabalhou com muita dificuldade. Como a renda do cartório é pequena, Ricardina praticamente trabalha sozinha. Mesmo com todas as dificuldades, o município de Morro do Pilar foi o que realizou o maior número de atendimentos.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil (Jornalista Renata Dantas)