A interventora Judicial do Recivil, Isabela Bicalho Xavier, representou o Sindicato durante o VII Fórum de Integração Jurídica – Direito Notarial e de Registro, realizado conjuntamente pela Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) e pela Escola Nacional de Direito Notarial e de Registro (Ennor). O evento aconteceu no último dia 28 de junho no auditório Interlegis do Senado Federal, em Brasília.
Representantes da classe de registradores e notários oriundos de todos os estados da federação marcaram presença no Fórum. Além dos registradores e notários, o evento reuniu ainda renomadas autoridades, juristas, estudantes de Direito e interessados no assunto.
Dentre as autoridades, participaram da mesa de abertura o presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar; o presidente da Ennor, Francisco José Rezende dos Santos; o senador Vincentinho Alves; a senadora Ana Amélia; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Sérgio Kukina; e o deputado federal Alex Canziani.
Na programação foram apresentadas palestras de interesse dos registradores civis como: “Legalização de documentos: Apostila de Haia” e “Desburocratizar a cidadania: O Registro Civil e o novo conceito de serviços interligados”.
O Doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP), Christiano Cassettari, foi o expositor do painel: “Desburocratizar a Cidadania: O Registro Civil e o Novo Conceito de Serviços Interligados”.
Cassetari tratou sobre as questões polêmicas que afetam o Registro Civil das Pessoas Naturais, como as inovações trazidas para a classe pelo novo CPC, bem como os temas afetos à União estável e seus efeitos no panorama atual.
A interventora Judicial do Recivil, Isabela Bicalho Xavier, durante o VII Fórum de Integração Jurídica – Direito Notarial e de Registro.
Fonte: Departamento de Comunicação do Recivil