Nos dias 11 e 12 de julho, o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil) esteve presente no município de Lambari levando aos Oficiais e Substitutos da região a 17ª edição do Curso de Qualificação em Registro Civil promovido pelo Sindicato desde fevereiro de 2008.
O curso teve início no sábado (11 de julho) pela manhã e foi aberto pelo presidente do Recivil, Paulo Risso, que fez questão de falar com os Oficiais sobre a situação atual dos registradores civis mineiros e sobre os projetos de lei em andamento na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do Estado.
Paulo Risso aproveitou a oportunidade para convidar os Oficiais para o IV Congresso Estadual dos Registradores Civis mineiros, que ocorrerá em setembro no município de Caeté próximo à Belo Horizonte.
O presidente falou ainda sobre todos os departamentos do Sindicato e os serviços prestados pelo Recivil em prol da classe. Paulo Risso afirmou aos participantes que as portas do Recivil estão abertas aos registradores mineiros.
“Peço a vocês que participem mais das ações do Recivil, que conheçam o Sindicato de perto e o trabalho que realizamos. Quem não estiver de acordo, que cobre do presidente, estou aberto aos pedidos e solicitações de vocês”, afirmou.
Após a abertura, o instrutor Helder da Silveira abriu o Curso de Qualificação falando aos Oficiais sobre os direitos e deveres do registrador. O curso teve a duração de 16 horas e prendeu a atenção dos alunos que interagiram e discutiram as peculiaridades das serventias.
Os Oficiais aproveitaram a realização do curso para tirar dúvidas com o departamento jurídico do Sindicato, que esteve representado pela assessora jurídica do Recivil, Dra. Flávia Mendes.
O encontro também foi palco para a discussão sobre a modernização e a informatização das serventias. O analista de desenvolvimento do Recivil, Deivid Almeida, apresentou aos Oficiais a Intranet e o Cartosoft. Distribuiu gratuitamente CDs de instalação do programa e tirou dúvidas.
Um dos assuntos mais discutidos durante o evento foi a realização do Congresso Estadual dos Registradores Civis mineiros. Os Oficiais montaram uma caravana para participar do evento.
Ao final do curso, depois de discutirem a legislação e a prática do registro civil, os Oficiais receberam das mãos do diretor regional de Lambari, Lucas dos Santos Nascimento, o certificado de participação.
“Percebo um salto qualitativo no trabalho dos registradores civis. Hoje podemos contar com suporte jurídico e estes cursos servem de atualização. Trocamos experiências com outros Oficiais. Achei muito bom”, completou Lucas.
O Curso de Qualificação já tem agenda fechada até o final do ano. Veja as datas abaixo:
22 e 23 de agosto- Diamantina
12 e 13 de setembro- Três Marias
17 e 18 de outubro- São João Del Rey
7 e 8 de novembro- Guaxupé
28 e 29 de novembro- Ouro Preto
12 e 13 de dezembro- Pará de Minas