Nos dias 05, 06 e 07 de abril, o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais recebeu em Varginha cerca de 80 registradores e profissionais do RCPN para o Curso de Qualificação do Recivil.
A abertura do evento, na sexta-feira (05/04), contou com a presença do presidente do Recivil, Genilson Gomes, do segundo vice-presidente, Alexandre Barbosa Barreto, da diretora primeira-secretária, Soraia Boan, e dos diretores regionais, Mariana Cruz (Monte Verde), João Paulo Sifuentes (Tiradentes) e Felippe Der (Lajinha).
Em seu discurso, o presidente do Recivil, Genilson Gomes, falou sobre a atuação do Recivil para a valorização do RCPN e os avanços tecnológicos que estão sendo implementados.
O diretor regional e oficial do Cartório de Registro Civil com atribuição notarial de Tiradentes, João Paulo Sifuentes, abriu a programação de palestras com o tema ‘e-Notariado: Teoria, Prática e Atualizações’.
No segundo dia do Curso de Qualificação do Recivil no Sul de Minas, no sábado, representantes de cartórios de RCPN da região participaram de uma extensa programação de palestras com temas como Estremação, Ata Notarial, Termo Declaratório de Reconhecimento e dissolução de União Estável, Certificação Eletrônica e Casamento.
Os participantes também assistiram a uma apresentação prática do Cartosoft Web, nova tecnologia que está em fase de implementação e que vai facilitar o trabalho das serventias de Registro Civil.
Para a registradora Karina Lopes Carvalho, Oficiala de RCPN de São Gonçalo do Sapucaí, a cada curso promovido pelo Recivil, os registradores civis ganham novos aprendizados. “Esse curso nos proporcionou uma grande oportunidade de adquirir novos conhecimentos em razão das mudanças em decorrência da desjudicialização e das novas normas do CNJ. Esse curso foi nota 10”, comemora.
Já no domingo, terceiro e último dia de curso, a diretora do Recivil e oficiala do Cartório de RCPN com atribuição notarial do Barreiro (BH), Letícia Maculan, abordou os temas Reconhecimento de paternidade/maternidade socioafetiva e transexualidade. Carlos Ranieri, escrevente do mesmo cartório, orientou os participantes com palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados.
A registradora Walquíria Helena Ramalho, oficiala do Cartório de Munhoz, avalia como muito importante o curso de qualificação para os profissionais de RCPN. “Além de nos confraternizarmos com outros colegas, temos a oportunidade de apresentar e discutir nossas dificuldades, aprender e nos atualizar para o nosso dia a dia na serventia”, explica.
De acordo com o presidente do Recivil, Genilson Gomes, o curso tem o objetivo de atualizar os profissionais de RCPN quanto aos novos atos normativos do Registro Civil. “Nos últimos dois anos, temos percorrido as diversas regiões do estado de Minas Gerais promovendo o conhecimento e com isso dando mais segurança aos oficiais e maior credibilidade à atividade registral e notarial. Dessa forma, os cartórios se tornam melhor preparados para as constantes mudanças inerentes ao RCPN”, explica.
Fonte: Equipe de Comunicação do Recivil