Nos dias 28 e 29 de fevereiro, o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais – Recivil promoveu em Belo Horizonte o Curso de Entrada em Exercício para Novos Delegatários, destinado aos aprovados no Edital de 2019.
Durante dois dias, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer todos os serviços oferecidos pelo Sindicato, além de vivenciarem uma imersão em teoria e prática de RCPN, inovações e atualizações sobre o tema e também informações práticas para os cartórios de registro civil com atribuição notarial.
No primeiro dia, os novos delegatários foram recebidos pelo presidente do Recivil, Genilson Gomes, que fez questão de conhecer e conversar individualmente com cada participante, apresentando um panorama abrangente sobre o Registro Civil em Minas Gerais e no Brasil. Em seguida, os coordenadores dos setores Financeiro, Jurídico e de Tecnologia da Informação da instituição abordaram temas como planos de saúde, suporte jurídico, Cartosoft e Webrecivil. A diretora primeira-secretária do Recivil, Soraia Boan, também esteve presente, destacando as ações do departamento de Projetos Sociais do Sindicato. Outro destaque do primeiro dia foi a participação de representantes do Recompe, que esclareceu as principais dúvidas sobre a Câmara de Compensação da Gratuidade.
Na parte da tarde, a diretora tesoureira do Recivil e oficiala do Cartório de Registro Civil com Atribuição Notarial do Barreiro (BH), Leticia Maculan e Raquel Faria Lopes, substituta do mesmo cartório, falaram sobre as inovações de RCPN.
No segundo dia do curso, os delegatários tiveram a oportunidade de vivenciar teoria e prática do Registro Civil com a advogada e coordenadora jurídica de Registro Civil do Recivil, Flávia Mendes, que abordou temas como certidão de nascimento, casamento e óbito, atos do Livro E, averbações, anotações e retificações.
No final do curso, os participantes participaram de um coffee break com a diretoria do Recivil, onde puderam conversar sobre o RCPN em Minas Gerais, sanar dúvidas e promover discussões sobre as serventias mineiras.
Para Daniel Oliveira Ribeiro, aprovado no Edital de 2019, assumindo o Cartório de Registro Civil com Atribuição Notarial de Cruzeiro dos Peixotos, na Comarca de Uberlândia, o curso foi muito importante para aqueles que não estavam atuando na área, para conhecer um pouco mais sobre a dimensão da atuação do Sindicato e ter contato com a teoria e prática do RCPN. “Os cursos e o encontro com a diretoria foram muito importantes para nós, por essa integração, apoio e essa continuidade dos trabalhos. Pudemos ter uma visão geral do RCPN e das iniciativas que podemos ter no futuro”.
Fonte: Equipe de Comunicação do Recivil com a colaboração da Comunicação do TJMG.