16ª Etapa da Caravana da Assistência Social atende moradores da região metropolitana de BH

A 16ª Etapa da Caravana da Assistência Social foi realizada nos dias 22 e 23 de novembro, nas cidades de Belo Vale e Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.

 

Em Belo Vale o evento foi realizado na ACEB (Associação Católica e Esportiva Belovalense). Além das segundas vias das certidões, registro de nascimento e registro tardio, as pessoas que compareceram ao evento puderam adquirir também o CPF, a carteira de identidade, obter esclarecimentos com o Procon, fazer testes de glicemia e corte de cabelo, tudo gratuitamente.

 

O prefeito Vanderley de Castro compareceu ao local de atendimento e falou com a equipe do Recivil. “A maioria da população de Belo Vale é de pessoas carentes e a Caravana veio nos trazer um benefício muito grande. Ficamos muito honrados, muito satisfeitos e agradecidos com o benefício que vocês vieram nos trazer”, explicou o prefeito.

 

A Oficiala do Cartório de Registro Civil, Luiza Elena dos Santos Malta, trabalhou junto com a equipe da Caravana da Assistência Social. A maior procura na cidade foi por segundas vias de certidões, 152 pessoas procuraram a Caravana para obter as segundas vias das certidões de nascimento, casamento e óbito.

 

Na cidade de Brumadinho, a ação ocorreu no Cras, e ofereceu a documentação civil gratuita à população.

 

O prefeito Antônio do Carmo Neto também esteve presente durante o evento e falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Recivil. “Acho que tudo que se faz em benefício do povo é bem vindo. Isso é de grande valia para o município de Brumadinho”, falou.

 

A Oficiala do Cartório de Registro Civil, Gislene Parreiras, também trabalhou junto com o Sindicato na emissão de segundas vias das certidões e nos registros de nascimentos. “A ação social é sempre bem vinda, já que ela ajuda mais os necessitados. Este foi um trabalho muito bom, excelente”. A Oficiala também falou sobre as conquistas e os trabalhos do Recivil. “O Sindicato é que nos deu a condição de estarmos trabalhando. Eu desejo que continue da forma como está, ou que fique melhor, porque a tendência é sempre melhorar. Todas as vezes que eu precisei dos serviços do registro civil do Sindicato, eu fui atendida com nobreza, com educação”, completou.

 

A defensoria pública também esteve presente na ação, através do Dr. Neider Charles Ribeiro, que fez diversas orientações às pessoas. “Fizemos pedidos de liberdade provisória, benefícios previdenciários, consultas a CPF, esclarecimentos na área de inventário, enfim, foram atendimentos diversos”. Dr. Neider também falou sobre o trabalho do Sindicato. “A defensoria vê com satisfação a iniciativa do Recivil, que aliado a outros órgãos e entidades, busca resgatar a dignidade da pessoa humana. Pude registrar que as pessoas que tem contato com a Caravana vêem resgatadas à auto-estima, saem mais cidadãs, mais felizes”, explicou.

 

O jovem casal Elisa e Erick procuraram a Caravana da Assistência Social para registrar os dois filhos de 1 e 2 anos. No entanto, eles perderam a DNV (Declaração de Nascido Vivo) e não puderam realizar o registro de nascimento das crianças. A equipe do Recivil acompanhou o casal até o hospital para que eles pudessem adquirir a segunda via do documento, para, finalmente fazer o registro. “O atendimento foi ótimo. Tivemos um auxílio muito grande”, falou Erick.