Aniversariantes do ano bissexto farão festa nesta sexta

Todos sabem que o ano tem 365 dias, mas, de quatro em quatro anos, um dia a mais é adicionado ao final do mês de fevereiro, fazendo com que o ano tenha 366 dias, conhecido como ano bissexto.

Neste ano de 2008, encontramos o dia 29 de fevereiro no calendário, na próxima sexta-feira. O ano bissexto foi introduzido no calendário devido a uma diferença existente entre o Ano Civil e o Ano Tropical.

O Ano Tropical, com exatamente 365,24219 dias, é definido como o intervalo de tempo entre duas passagens sucessivas do sol sobre um ponto da órbita chamado Equinócio Vernal, que é um ponto do céu onde observamos o solo exatamente sobre a linha do equador, em sua passagem do sul para o norte.

Assim, se o calendário definisse o ano como tendo sempre 365 dias, a cada cinco anos teríamos um erro de mais de um dia e, por isso, a data em que ocorreria o Equinócio Vernal seria cada vez mais adiantada.

Desse modo, introduziu-se no calendário um dia adicional a cada quatro anos. Parece um incômodo, mas se isso não fosse feito, a cada 100 anos teríamos um erro de 25 dias e, com o passar do tempo, teríamos um Natal no inverno, no Hemisfério Sul.

O ano bissexto foi introduzido a partir do ano 46 a.C. por meio do calendário adotado pelo imperador romano Júlio César. Esse calendário tinha sido proposto pelo astrônomo Sogínes de Alexandria. O decreto original de Júlio César estabelecia que o ano teria 366 dias depois de três anos, ou seja, o quarto ano seria bissexto.

Há uma tendência de se achar que as pessoas que nascem no dia 29 de fevereiro só fazem aniversário a cada quatro anos. Isso não é verdade, pois, assim como as demais pessoas, o primeiro aniversário é calculado adicionando-se 365 dias à data de nascimento.

É pena que muitos pais de crianças que nascem no dia 29 de fevereiro fiquem com receio sobre a data de aniversário dos seus filhos e consigam fazer o registro civil como se os filhos tivessem nascidos em 28 de fevereiro (ou 1º de março).

Mas, segundo o Cartório de Registro Civil de São João, o pai da criança que nasce neste dia não pode escolher outra data de registro na Certidão de Nascimento. “A família pode registrar o filho até 10 dias depois que ele nasce, mas a data na certidão tem que ser do dia 29”, explica a oficial substituta do cartório, Luciana Ferrari.

De acordo com Luciana, são poucos os pais que questionam a data e, dificilmente, causam problemas na hora do registro. “Alguns fazem comentários, mas é difícil alguém que peça que a criança seja registrada um dia antes ou depois do dia 29”, ressalta.

Antigamente, não era fácil encontrar pessoas nascidas no dia 29 de fevereiro que possuíam essa informação corretamente registrada em seus documentos. Mas, de uns tempos para cá, as coisas foram mudando e hoje é praticamente impossível conseguir mudar a data de nascimento na Certidão.

ORKUT

Usuários do site de relacionamentos Orkut que aniversariam no dia 29 de fevereiro criaram uma comunidade para discutir o fato de terem nascido no dia extra no calendário.

Na comunidade, com mais de 200 pessoas, os internautas debatem o fato de terem nascido em um dia que aparece no calendário apenas a cada quatro anos. Alguns deles foram registrados em 28 de fevereiro e, outros, em 1º de março.

Eles também usam a comunidade para discutir como festejam o aniversário e comemoram a chegada de 2008, quando poderão festejar o aniversário na data correta.

Mayra Pavanello, que completa 20 anos na sexta-feira, nasceu e foi registrada no dia 29. “Quando o ano não é bissexto, comemoro no dia 28, afinal, nasci em fevereiro”, explica a estudante.

Mas há aquelas pessoas que a cumprimentam nos dois dias em ano normal: 28 de fevereiro e 1º de março. “É bem legal, recebo os parabéns por duas vezes e isso me deixa mais feliz”.

A também estudante Daniela Azevedo irá completar 16 anos. Ela diz ter muito orgulho de ter nascido no dia 29. “Acho o máximo quando me perguntam que dia faço aniversário. E muitos não acreditam de primeira”, conta Daniela, que responde 29 de fevereiro ou 1º de março (a segunda é a data que escolheu).

Ela conta que não conhecia ninguém que fazia aniversário nesta data e passou a conhecer na comunidade do orkut. “Agora tenho vários amigos e todos colocam suas experiências no site”, relata.

 

Fonte: Anoreg BR