Município de Diamantina recebe a 18ª Edição do Curso de Qualificação


Participantes do Curso de Qualificação posam com certificado


 


Diamantina (MG) – O Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil) realizou na cidade de Diamantina, nos dias 14 e 15 de agosto, a 18ª edição do Curso de Qualificação em Registro Civil, promovido pelo Sindicato desde abril de 2008.


 


A equipe do Recivil, composta por funcionários dos departamentos de Tecnologia da Informação, Jurídico, Comunicação e Presidência, além do instrutor de registro civil, Helder da Silveira Rodrigues, recebeu cerca de 30 oficiais de Diamantina e região para debater os principais temas relacionados ao dia a dia do registrador.


 


No início do curso os participantes assistiram a um vídeo do presidente do Recivil, Paulo Risso, que após falar sobre o momento vivido pelos registradores, explicou aos associados os novos projetos do Recivil e convidou a todos a participarem do IV Congresso Estadual dos Registradores Civis de Minas Gerais, que acontecerá no final do mês de setembro.


 


Durante os dois dias do curso os participantes debateram aspectos relacionados aos registros de nascimentos, casamento e óbito e suas principais dúvidas. Por serem todos da mesma regional, os inscritos discutiram as peculiaridades de seus municípios e distritos e aproveitaram o encontro para interagir uns com os outros e fazer contatos.


 


No primeiro dia Helder da Silveira falou aos participantes sobre os direitos e deveres do registrador; sobre a cronologia do registro civil; importância do serviço prestado com zelo e principais leis que regem o trabalho.


 


Os participantes aproveitaram o encontro para discutir com os colegas suas principais dúvidas. Além das aulas sobre registro civil, os oficiais assistiram a uma explanação feita pelo analista Deivid Almeida, do departamento de Tecnologia da Informação, sobre os avanços e crescimentos da área e a necessidade da informatização das serventias. O analista, que é desenvolvedor do programa Cartosoft, explicou seu funcionamento aos oficiais e distribui gratuitamente CDs de instalação do software.


 



Deivid Almeida apresenta o software Cartosoft para a turma


 


O Oficial substituto de Diamantina, Fábio Neves de Souza, participou do curso e comentou sua importância. “Acredito que não só eu, mais todos os colegas registradores que tiveram o privilégio de participar do curso de qualificação aqui em Diamantina, estão satisfeitíssimos com os dois dias de muito aprendizado, ampliação do conhecimento notarial e de registro, esclarecimentos de dúvidas, orientações importantíssimas, alertas e, além disso, novidades que até então, muitos não tinham acesso”, comentou.


 


Souza ainda declarou que o curso de qualificação vem mais do que qualificar, objetiva despertar a curiosidade dos Oficiais para muita coisa que passava despercebida no serviço do dia a dia, o que acarretará melhoramento geral na serventia, e principalmente no atendimento ao público.


 


Já a Oficiala da cidade de Datas, Marília Batista Froes, que também participou do curso, declarou ter aprendido muito com o treinamento. “O curso foi fantástico, aprendi muito, tirei várias dúvidas, e o professor Hélder explica tudo com tanta segurança, clareza, e ainda dá atenção a todos. Tendo oportunidade, vou participar de vários outros cursos”, afirmou.


 


 


Cerca de 30 Oficiais assistem ao curso no município de Diamantina