IV Seminário Luso Brasileiro de Direito Registral e o Seminário sobre Desjudicialização

Mineiros são destaques no IV Seminário Luso Brasileiro de Direito Registral realizado em Coimbra, Portugal.

O IV Seminário Luso Brasileiro de Direito Registral e o Seminário sobre Desjudicialização realizados em Coimbra, Portugal, nos dias 07, 08 e 09 de outubro, obtiveram aprovação unânime do público presente, que destacaram a qualidade técnica dos trabalhos apresentados, o excelente nível científico das palestras e pelos temas em debate.

O evento contou com a expressiva participação de brasileiros e foi coordenado pelo Centro de Estudos Notariais e Registais da Universidade de Coimbra/Portugal-CEN
OR, em parceria com a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais (SERJUS-ANOREG/MG), através da Escola Superior de Notários e Registradores de Minas Gerais (ESNOR), da Escola Paulista de Magistratura (EPM) e da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp).

Os seminários contaram ainda com a participação do Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, do Colégio de Registradores de Espanha e da Direção Geral dos Registros e do Notariado e Identificação Civil de Cabo Verde.

Na abertura do Seminário, a SERJUS-ANOREG/MG foi representada pelo Vice-Presidente, Dr. Wolfgang Jorge Coelho, que em seu discurso de saudação agradeceu a atenção e a hospitalidade dos portugueses e reafirmou a intenção da entidade mineira em continuar a apoiar eventos de estudos do Direito Notarial e Registral, especialmente da natureza e grandiosidade daquele Seminário. Em seguida falaram Sérgio Jacomino pela Arisp, o Desembargador Antonio Rulli Junior pela Escola Paulista de Magistratura e o Dr. Gabriel Landetta pelo Colégio de Registradores da Espanha.



Dr. Wolfgang Jorge Coelho, Dr. António dos Santos Justo e Dr. Manuel Henrique Mesquita (esq. p dir.)


Os conferencistas mineiros neste Seminário foram:


O Dr. Carlos Eduardo César, Registrador de Imóveis em Diamantina/MG, que falou sobre a Função Social da Propriedade – Abordagem na perspectiva registral e notarial.



Dr. Carlos Eduardo César, Dr. Gabriel Alonso Landeta e Dra. Vanda Mota (esq. p/ dir.)


O Dr. Maurício Leonardo, Tabelião do 8º Ofício de Notas de Belo Horizonte que falou sobre os Documentos Eletrônicos e os Meios Digitais.



Dr. Afonso Patrão, Dr. Francisco Rezende e Dr. Maurício Leonardo (esq. p/ dir.)


O Dr. João Alberto de Almeida, Professor Doutor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais e Juiz Federal da 1º Vara do Trabalho de Belo Horizonte, que tratou da Desjudicialização e a relação da arbitragem com os serviços notariais.



Des. João Trindade e Dr. João Alberto de Almeida (esq. p dir.)


A Professora Wânia Triginelli, em nome da ESNOR fez a entrega de diversos exemplares de livros sobre assuntos Notariais e Registrais, destinados à biblioteca da Faculdade de Direito de Coimbra.



Dr. Manuel Henrique Mesquita, Dr. Francisco Rezende e Dra. Wânia Triginelli (esq. p/ dir.)


O próximo Seminário Luso Brasileiro acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro de 2.010, em sua 5ª edição, está programado para ser realizado no Brasil, na cidade de Búzios, no Rio de Janeiro.


 


Fonte: Serjus-Anoreg/MG