Registradores e tabeliães aprovados nos concursos de 2007 tomam posse em Belo Horizonte

No dia 24 de agosto foi realizada em Belo Horizonte a cerimônia de posse para 363 aprovados no concurso público para Delegação dos Serviços de Tabelionato e de Registro de Minas Gerais. O concurso, realizado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do TJMG e regido pelos Editais I e II de 2007, foi homologado em 10 de junho de 2011.

Auditório lotado, Cidade Administrativa ( crédito: Renata Caldeira- TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Cláudio Costa, participou do evento ao lado do vice-governador do Estado, Alberto Pinto Coelho, que presidiu a solenidade. Participaram também da solenidade a secretária da Casa Civil e Relações Institucionais, Maria Coeli Simões, o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Gilson Soares Lemes, representando o corregedor-geral, desembargador Alvim Soares, a defensora pública geral do Estado, Andréa Tonet, e o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais (Anoreg/MG), Roberto Andrade.

O termo de compromisso firmado pelos novos registradores e notários foi lido pelo aprovado Domingo Pietrangelo Ritondo, que obteve o primeiro lugar no certame e optou pelo 3º Tabelionato de Protestos de Belo Horizonte. Em seguida, os novos registradores e tabeliães receberam o termo de posse das mãos do vice-governador Alberto Pinto Coelho e do desembargador Cláudio Costa.

O presidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa, entrega termo de posse a Domingo Pietrangelo Ritondo, aprovado em primeiro lugar.

(crédito: Renata Caldeira- TJMG)

Os 363 novos tabeliães e registradores irão atuar em 204 comarcas mineiras.Ao final do evento, o vice-governador Alberto Pinto Coelho se mostrou satisfeito com o resultado do concurso e disse que o Estado cumpriu o que manda a constituição, que determina o ingresso nesta atividade por meio de concurso público.

A recém-empossada para o cartório de registro civil da cidade mineira de Santa Vitória, Leda Cunha, visitou o Recivil após a cerimônia e comentou: “Estou feliz, mas apreensiva. Com certeza vou usar muito os serviços oferecidos pelo sindicato. Agora é colocar em prática o que aprendemos na teoria”, comentou Leda.

Novos registradores visitam sindicato e tiram dúvidas no Departamento Jurídico

Assim como ela, dezenas de novos registradores visitaram o sindicato durante toda a tarde do dia 24 de agosto e aproveitaram para conhecer os departamentos, tirar dúvidas com o jurídico e  cadastrar os documentos no RECOMPE-MG.

Aproveitando as visitas, o Departamento de Tecnologia da Informação do Recivil realizou uma pequena oficina para os novos registradores e apresentou a eles o Cartosoft, um software de gestão cartorária que é fornecido gratuitamente pelo sindicato a todos os filiados.

Departamento de TI apresenta o Cartosoft aos novos registradores