Belo Horizonte (MG) – A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) realizou nesta quinta-feira (13.12) em sua sede, em Belo Horizonte, a Assembleia Geral Ordinária convocada para eleger a nova diretoria da entidade para o biênio 2013/2015.
O presidente da Arpen-Brasil, Paulo Risso, declarou aberta a Assembleia às 14horas e 30 minutos, em segunda convocação, de acordo com o edital. Registradores civis dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Sul e Paraná, representando suas entidades estaduais, compareceram a Assembleia e elegeram os membros da única chapa apresentada para a Diretoria da Arpen-Brasil.
Assembleia Geral Ordinária foi realizada em Belo Horizonte para eleição da nova Diretoria da entidade
O presidente do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Paraná (Irpen) e presidente eleito da Arpen-Brasil, Ricardo Augusto Leão, agradeceu às pessoas com as quais já trabalhou e que indicaram seu nome à presidência da entidade, com destaque para seus colegas do estado do Paraná, Dante Ramos Júnios e Arion Toledo Cavalheiro Júnior.
Ricardo também falou do trabalho desenvolvido por Paulo Risso à frente da Arpen-Brasil. “O espaço conquistado pela Arpen-Brasil junto aos poderes executivo e judiciário se deu graças ao trabalho político desenvolvido pelo Paulo. Tenho que agradecê-lo por esta transição, por todo o apoio, carinho e ajuda que estou recebendo dele”, disse.
A prioridade do trabalho da Arpen-Brasil será pela interligação nacional. Ricardo Leão pediu apoio dos colegas para que trabalhem em suas associações estaduais, mas sem esquecer o desafio de trabalhar pela interligação nacional.
O presidente do Irpen, Ricardo Augusto Leão, foi eleito presidente da Arpen-Brasil para o biênio 2012/2015
Ele lembrou ainda a importância de representantes de outros estados trabalharem em parceria com a Arpen-Brasil, trazendo mais legitimidade para a Associação e ajudando na concretização de alguns projetos, como a confecção e a distribuição do papel de segurança unificado. Ricardo Leão agradeceu a presença constante e a ajuda do presidente da Arpen-AL, Cleomadson Abreu, único representante dos estados do nordeste.
Em seguida, o atual presidente, Paulo Risso, se emocionou ao falar de seu antigo sonho de ser presidente da Arpen-Brasil, que foi conquistado pelo seu trabalho desenvolvido em Minas Gerais. “Agradeço o apoio que todos me deram nesses três anos à frente da Arpen-Brasil. O registro civil está no caminho certo, em boas mãos. Fico bastante feliz pelo Ricardo, que tem uma ótima equipe no Paraná e que já conheço muito bem”.
Ele também agradeceu a parceria do presidente da Anoreg-Brasil, Rogério Bacellar. “Não posso deixar de agradecer também ao Rogério Bacellar, que tanto nos ajudou e que admiro bastante. Espero ainda estar junto de vocês e ajudar no que for possível. Minha missão foi cumprida, obrigado por tudo”, finalizou Paulo Risso, que foi aplaudido de pé e cumprimentado pessoalmente por todos.
O atual presidente da associação, Paulo Risso, fez um discurso emocionado
Integração nacional
Antes do início da Assembleia Ordinária, representantes das entidades de classe de vários estados do país se reuniram para falar dos projetos visando a integração entre os estados, entre eles o pedido de certidões eletrônicas.
O vice-presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo (Arpen-SP), Luís Carlos Vendramin Júnior, apresentou o Portal de Serviço Eletrônico Compartilhado desenvolvido pela entidade, permitindo, além das certidões eletrônicas, a troca de comunicações entre cartórios, registros de nascimento em maternidades e a instituição da Central de Informações do Registro Civil (CRC).
Luís Carlos Vendramin Júnior apresentou o Portal de Serviço Eletrônico Compartilhado desenvolvido pela Arpen-SP
Vendramin falou da necessidade da interligação nacional, possibilitando que os demais estados brasileiros possam aderir ao projeto da Arpen-SP ou desenvolver sistemas semelhantes, mas que sejam interligados nacionalmente.
“Hoje temos o embrião deste projeto, que pode não ser o ideal, mas é uma ideia que São Paulo teve, fez e que acreditamos. O que está errado é não haver um projeto nacional”, disse Vendramin.
O diretor da Arpen-SP, José Emygdio de Carvalho Filho, ressaltou a facilidade do sistema em permitir a localização dos registros e fazer a solicitação da segunda via de certidões, de forma que o cartório integrado ao sistema possa solicitar a segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito a qualquer outra unidade registral do Estado de São Paulo.
José Emygdio de Carvalho Filho falou da importância da integração entre os estados
“Sugiro que os outros estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná desenvolvam seus sistemas e integrem com o sistema de São Paulo, que já funciona e possui outros estados interligados”, ressaltou Emygdio.
Todos os representantes das entidades de classe manifestaram favoravelmente à ideia. A Arpen-Brasil assumirá o gerenciamento e interligação nacional dos sistemas dos estados. Novas reuniões serão agendadas com a equipe técnica para que os sistemas sejam desenvolvidos aproveitando o mesmo layout do sistema adotado pela Arpen-SP.
Diretoria Arpen-Brasil
Biênio de 1 de fevereiro de 2013 a 31 de janeiro de 2015
Presidente: Ricardo Augusto de Leão
1° vice-presidente: Calixto Wenzel
2° vice-presidente: Luis Carlos Vendramin Júnior
3° vice-presidente: Célio Vieira Quintão
4° vice-presidente: Cleomadson Abreu Figueiredo Barbosa
Primeiro-tesoureiro: Arion Toledo Cavalheiro Júnior
Segundo-tesoureiro: Oscar Paes de Almeida Filho
Secretário Geral: Dante Ramos Júnior
Segundo secretário: José Emygdio de Carvalho Filho
Conselheiro Fiscal: Robert Jonczyk
Conselheiro Fiscal: Karen Lúcia Cordeiro Andersen
Conselheiro Fiscal: Ademar Custódio
Suplente de Conselheiro Fiscal: Aroldo Fernandes
Suplente de Conselheiro Fiscal: Júlio Cézar Ferreira
Suplente de Conselheiro Fiscal: Leonardo Munari de Lima
Conselheiro de Ética: Adriana Patrício dos Santos Teixeira
Conselheiro de Ética: Nilo de Carvalho Nogueira Coelho
Conselheiro de Ética: Joana D’arc de Moraes Malheiros
Suplente de Conselheiro de Ética: Edison Espíndola
Suplente de Conselheiro de Ética: César Roberto Fabiano Gonçalves
Suplente de Conselheiro de Ética: José Carlos de Araújo
Nova Diretoria da Arpen-Brasil inicia o mandato em primeiro de fevereiro de 2013
Fonte: Arpen-Brasil