Os Cartórios de Registros de Pessoas de Jundiaí, em parceria com a Receita Federal, já estão emitindo, gratuitamente, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para recém-nascidos. O número do documento já sai na certidão de nascimento. Até agora para fazer o cadastro era preciso pagar R$ 7 na Receita Federal.
Segundo os responsáveis pelo cartório, a parceria facilita a vida dos pais uma vez que não precisam recorrer a outros meios. A substituta do 2° Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Jundiaí, Karyn Luciana de Lima Salvador Azzam, explica que é uma praticidade para os pais já colocar o número do CPF na certidão. Como há essa parceria com a Receita, fica mais fácil o procedimento.
“Estamos com o convênio desde que foi implantado no Estado e tivemos muitas adesões. As pessoas são informadas sobre o convênio, mas não são obrigadas a colocar. Mas lembrando que, assim como a certidão, o serviço dentro dos cartórios é gratuito”, comenta.
O 1° Cartório Civil das Pessoas Naturais também está oferecendo esse serviço e por isso cabe aos pais escolherem qual cartório deseja fazer o registro de seus filhos, mas caso estejam no hospital o 1° Cartório atende Santa Elisa e Hospital Universitário e o 2° Cartório atende Paulo Sacramento e Hospital Pitangueiras/Sobam.
Vale lembrar que o CPF facilita a vida dos pais principalmente na hora de incluir os filhos em benefícios sociais e planos de saúde. Além disso, dificulta a falsificação de identidade. De janeiro a outubro deste ano, a Receita Federal emitiu 100 mil CPFs no Estado para menores de idade.
Fonte: Jornal de Jundiaí