Anoreg-BR discute Plano Nacional em reunião na Secretaria de Direitos Humanos em Brasília

Em visita à cidade de Brasília-DF, na última quinta-feira (23.03), o diretor de registro civil da Anoreg-BR, José Emygdio de Carvalho Filho esteve reunido com a gerenciadora do programa nacional pela Erradicação do Sub-registro, Leilá Leonardos, em reunião realizada na sede da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

Acompanhado da secretária executiva da Anoreg-BR, Fernanda Castro, José Emygdio esteve tratando de assuntos relacionados à nova campanha nacional, lançada no início deste mês pelo Unicef, na cidade de São Paulo, e que terá como primeira ação, o seminário para o fortalecimento dos direitos humanos na Amazônia Legal, entre os dias 25 e 28 de abril, na cidade de Salinópolis, no Pará, que reunirá representantes de sete estados da região Norte. Na ocasião, a Anoreg-BR, solicitou à Leila Leonardos a inclusão de uma palestra da Anoreg/Arpen no evento, para expor as ações desenvolvidas pelas entidades em colaboração às iniciativas governamentais.

Leilá Leonardos informou também sobre a criação do Prêmio “Santa Quitéria”, que homenageará ações dos registradores civis e da sociedade organizada no combate ao sub-registro. O prêmio fará parte do Prêmio Nacional de Direitos Humanos, entregue anualmente pelo Governo Federal, e que conta com a participação do presidente Lula.

Temas como a importância da participação da Anoreg e da Arpen em encontros nacionais, estaduais e municipais, reuniões de trabalho a serem promovidas em conjunto com o Unicef, apoio das entidades notariais e de registro aos programas Bolsa Família e integração entre os ministérios para o desenvolvimento de ações em conjunto também foram debatidos no encontro, que contou, já em seu final, com a participação de Eduardo Generoso, da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.

A reunião também trouxe uma importante informação para a classe dos Notários e Registradores de Pessoas Naturais do Brasil, que no próximo dia 29 de abril assistirão ao lançamento do Fundo de Compensação para o Registro Civil no Estado de Pernambuco.



Fonte: Assessoria de Imprensa da Anoreg-BR