Em meio a sorrisos e lágrimas de felicidade, sete casais de Rio Pomba disseram o tão esperado “sim” perante o juiz de paz e a oficiala de Registro Civil da cidade e comarca de Rio Pomba (MG), no dia 10 de dezembro de 2014. Eles participaram do primeiro casamento comunitário organizado pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais em parceria com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) – Câmpus Rio Pomba.
Parentes e amigos dos noivos lotaram o Salão Nobre para acompanhar a solenidade, que foi presidida pelo juiz de paz Clóvis Torres Quintão Júnior e pela oficiala do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais, Ana Carolina Rinco. “O evento superou todas as expectativas, tanto em razão do número de pessoas presentes, quanto em virtude da disponibilidade de todos que trabalharam voluntariamente”, disse a oficiala.
A ideia de se fazer um casamento comunitário surgiu da necessidade de se oferecer um projeto prático para os estudantes do curso de Serviços Jurídicos. As professoras Paula Fidelis e Ana Carolina Rinco analisaram a realidade da cidade e concluíram que esta seria a melhor forma de aliar a teoria estudada em sala de aula com um serviço à comunidade.