Entre os dias 26 e 28 de julho de 2022, o departamento de Projetos Sociais do Recivil esteve presente nas cidades de Riacho dos Machados, Serranópolis de Minas e Montezuma, na região do Norte de Minas para apoiar os registradores civis no intuito de intensificar a obtenção das certidões de nascimento, casamento, óbito, solicitação de retificação e reconhecimento voluntário de paternidade por parte dos usuários do serviço.
A atuação dos cartórios de registro civil dessas localidades faz parte do projeto Ministério Público Itinerante, de iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais e que conta com o apoio do Recivil. Nesta etapa do projeto, mais de 120 pessoas foram atendidas. Só no primeiro semestre de 2022, o Ministério Público Itinerante já beneficiou 843 pessoas nas quatro etapas realizadas em 12 municípios mineiros.
O Promotor de Justiça e coordenador do MP Itinerante, Dr. Paulo César ressalta a importância para sociedade de ações conjuntas como esta. “Mais uma vez a parceria entre os Cartórios de Registro Civil locais, o Recivil e o MP foi um sucesso. Foram vários atendimentos a pessoas que residem em municípios que não são sede comarca e que assim, tiveram garantidos seus direitos registrais.”
“O registro civil garante que o cidadão seja integrado ao mundo dos direitos e o apoio do Recivil com a parceria do MP foi de extrema importância, uma vez que a emissão de certidões de forma gratuita ratificou o acesso à cidadania”, destacou a oficiala de Riacho dos Machados, Erika Mariana Silva.
Segundo o presidente do Recivil, Genilson Gomes, o Sindicato está empenhado em alcançar todos os setores da sociedade na garantia dos direitos. “Além de agilizar o processo de obtenção das certidões de registro civil, beneficiar várias pessoas acelerando o reconhecimento voluntário de paternidade próximo ao dia dos pais é muito satisfatório”, afirmou.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil