No mês de janeiro, a equipe do departamento de T.I. do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil do Estado de Minas Gerais – Recivil visitou as serventias de Ladainha e Campanha para verificar in loco o desenvolvimento do novo sistema Cartosoft Web, que será implementado em breve nos Cartórios de Registro Civil mineiros. A iniciativa tem como objetivo verificar de perto a realidade do balcão e entender o comportamento do novo sistema para auxiliar e dinamizar a rotina do oficial e de seus colaboradores. Assim, será possível oferecer, por meio da tecnologia web, um sistema mais dinâmico, intuitivo e de fácil utilização em comparação com o software do Cartosoft atualmente disponível.
De acordo com Rafael Lúcio, da R2DA, empresa responsável pelo desenvolvimento do novo sistema, as diferenças entre a versão off-line e on-line do software são nítidas. “Na plataforma web, conseguimos ter mais governança do software, podendo realizar manutenções corretivas, preventivas e melhorias de forma mais célere e que atenda simultaneamente a todos os associados”, explica.
Também envolvido no desenvolvimento do novo Cartosoft Web, Rodrigo Keller adianta algumas funcionalidades que farão parte do software. “Podemos destacar um layout amigável, funcionalidades intuitivas, selagem automática, acesso de qualquer lugar sem necessidade de instalação de servidor, envios automáticos de SIRC e CRC (Nacional e Minas) e modelos validados pelo jurídico e por oficiais participantes do projeto piloto”.
A primeira serventia a ser visitada foi a de Ladainha, onde a equipe foi recebida pelo oficial Alexandre Barreto, que também responde como segundo vice-presidente do Recivil. “A visita do Rodrigo Keller foi muito importante nesse momento. Também estou participando do projeto piloto do Cartosoft Web, e sua visita foi uma oportunidade de ver o funcionamento do programa dentro da rotina real de uma serventia. É no dia a dia que percebemos quais as funções do programa precisam ser aperfeiçoadas para obter um melhor resultado no uso desse novo programa. O Rodrigo também ouviu sugestões que podem contribuir no aperfeiçoamento do Cartosoft Web. Ademais, a sua visita demonstrou o cuidado com o qual a R2DA e o RECIVIL têm com o aperfeiçoamento desse novo programa que, no futuro, estará em uso nos RCPN’S mineiros”, completa.
Fonte: Comunicação do Recivil