Clipping – “Esperar a troca do nome causa muito sofrimento” – Jornal O Globo

Processo pode levar até quatro anos.

Oito meses depois de ser operada, Carla Machado, hoje com 39 anos, conseguiu na Justiça que seu nome também mudasse.

– Eu tive sorte. Meu processo caiu nas mãos de um juiz que não era conservador. Mesmo assim, esperar a troca do nome causa muito sofrimento: você é uma mulher e o nome masculino, que não corresponde à sua figura, é uma sentença de preconceito pelo resto da vida.

Para o médico Eloísio Alexsandro, do Hospital Pedro Ernesto, "a inclusão social passa pelo registro civil":

– Não existe uma lei que possibilite que quem passa pela cirurgia mude automaticamente de nome. Isso cria casos como o de uma transexual que ao apresentar o cartão de crédito com o nome masculino viu a polícia ser chamada. Nós não nos damos conta do quanto mostramos a identidade no nosso dia a dia. Para quem passa pela cirurgia e não muda de nome, o sofrimento é muito grande.

Segundo Carlos Edison Monteiro, professor de Direito Civil da Uerj, a mudança do nome e do gênero no Registro Civil causa polêmica em todo o país, e o processo pode levar até quatro anos:

– Dois interesses são contrapostos: o individual e o público. Há uma corrente que diz que, se a pessoa mudar de nome, caso tenha uma dívida, o credor não saberá a quem cobrar. No entanto, mesmo com a mudança, o número do CPF permanece o mesmo. Há quem diga também que o nome e o gênero podem ser trocados desde que apareça, por exemplo, que não é mulher de origem. E ainda há juízes que dão ganho de causa para a mudança de nome e não de gênero.

De acordo com Monteiro, tribunais do Rio Grande do Sul têm se mostrado mais favoráveis às mudanças. Em São Paulo e em Minas, a resistência ainda é grande:

 – Essas questões impõem uma reflexão jurídica, já que a biotecnologia cria discussões novas. Como a Constituição prioriza a tutela existencial da pessoa, essa resistência do Judiciário, eu acredito, é uma questão de tempo.

 

Fonte: Jornal O Globo

Leia mais: 

51,7% dos entrevistados apoiam projeto que permite mudança do nome de transexual

Justiça concede mudança de nome a transexual

Jurisprudência mineira – Apelação cível – Retificação – Registro de nascimento – Transexual – Alteração de nome