Nesta quinta-feira (12/09), a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) divulgou os artigos vencedores do Conarci Acadêmico 2024, concurso de caráter científico que debate temas cruciais relacionados ao Registro Civil. O Comitê Científico recebeu 46 artigos para avaliação e os três trabalhos com maior pontuação serão premiados.
Os tópicos que guiaram a pesquisa neste ano incluíram: “O Registro Civil das Pessoas Naturais como Concretização de Direitos; O Registro Civil das Pessoas Naturais e Eficiência Estatal; e O Registro Civil das Pessoas Naturais como Ferramenta de Fomento Econômico.
Em cada Painel de afetação temático, serão apresentados, presencialmente, os três melhores artigos a partir de nota atribuída pelo Comitê Científico Avaliador. Cada exposição deve ser realizada em até 15 minutos pelos autores da respectiva pesquisa.
O concurso foi realizado para estudantes de Direito e bacharéis, oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais e substitutos; notários e registradores, advogados demais profissionais da área jurídica (magistrados, promotores, procuradores, auditores, entre outros), além de professores universitários da área jurídica.
O Conarci Acadêmico 2024 consiste em um concurso de artigos que aborda temas cruciais relacionados ao Registro Civil das Pessoas Naturais. Os trabalhos apresentados são originais e puderam ser desenvolvidos por até três autores, sendo que apenas um representante fará a apresentação no congresso, caso a pesquisa seja selecionada.
Conheça os artigos vencedores do Conarci 2024:
1° lugar
“O Papel do Oficial de Registro Civil no Planejamento e Execução de Políticas Públicas e na Expansão da Garantia de Direitos dos Cidadãos”
Autor: Cristiano Luiz Girardello de Barros
Coautora: Claudia De Avila Antonini
2° lugar
“O acolhimento das novas identidades de gênero no Registro Civil das Pessoas Naturais”
Autor: Edivan Lourenço da Silva Júnior
Coautora: Carla Rafaela Pinto da Cunha
3° lugar
“Registros contra-hegemônicos: um convite à diversidade”
Autor: Matheus Dias Tavares Grandini Pegorer
Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen-Brasil