Ao longo de todo o mês de junho a equipe de Projetos Sociais do Recivil percorreu 10 cidades de Minas Gerais prestando atendimento à população carente do estado.
A população pôde adquirir, junto à equipe do Sindicato, certidão de nascimento, casamento e óbito; retificação das certidões de nascimento e casamento; carteira de trabalho, cadastro de trabalhador, conversão de união estável em casamento e fotos 3×4.
Ação Social realizada na cidade de Mato Verde
O “Projeto Mutirão da Cidadania – Travessia Renda, Plano Piloto – 1° Etapa” foi realizado dos dias 10 a 20 de Junho e atendeu sete cidades do Norte de Minas Gerais. Os municípios beneficiados foram Montezuma, Espinosa, Mamonas, Monte Azul, Catuti, Gameleiras e Mato Verde.
Segundo a coordenadora de Projetos Sociais do Recivil, Romilda Teodoro, o que chamou à atenção neste projeto foi o fato de haver muitos erros de grafia nas documentações, principalmente no município de Gameleiras. Em conversa com a assistente social local, Romilda orientou para que haja uma atenção maior a fim de que estes erros sejam evitados e para a conscientização da necessidade de se fazer retificações quando da ocorrência dos mesmos.
Retificação de Edina Maria de Souza na certidão de nascimento de seus 2 filhos
Outra ação efetuada pela equipe de Projetos Sociais do Sindicato foi o projeto “II Mutirão da Cidadania” na cidade de Goiabeira, realizado no dia 23 de junho.
Também no dia 23 de junho o município de Betim foi sede do “Balanço Geral nos Bairros”, projeto de iniciativa da Rede Record e que contou com a participação do Recivil. O caso de uma senhora com deficiência mental mereceu destaque. Ela requereu a segunda via de sua certidão de nascimento que estava praticamente toda deteriorada por ter tido contato com roedores.
No sábado, dia 30 de junho ocorreu a “Maratona da Solidariedade – SESC Minas em Ação”, no bairro Boa Vista, em Belo Horizonte, em parceria com o Sesc-MG (Serviço Social do Comércio de Minas Gerais). Neste evento, além dos tradicionais atendimentos – foram emitidas 73 certidões de nascimento e 18 de casamento -, houve recreação, lazer, cultura e serviços complementares de incentivo social e de utilidade pública como corte de cabelo.
Casal fez o pedido da segunda via da certidão de casamento durante ação que contou com a participação do Recivil