Durante a gravidez já é possível começar a registrar o nascimento da criança por meio da ferramenta Pré-Registro, disponível na CRC Minas – Central de Serviços Oficial dos Cartórios de Registro Civil de Minas Gerais. A tecnologia inédita criada no Brasil foi destaque na rádio Itatiaia, com a entrevista do presidente do Recivil, Genilson Gomes.
Na conversa, Genilson Gomes explica que a partir do momento que a mulher identificar a gravidez, os pais já podem se cadastrar na CRC Minas, por meio do site registrocivilminas.org.br. No conforto de casa ou de onde estiver com acesso à internet, os pais devem clicar em “Cadastro Pré-Registro”, preencher os dados pessoais solicitados e anexar os documentos solicitados.
Depois do nascimento, é preciso ir até a Unidade Interligada instalada dentro da maternidade ou ao cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do local de residência dos pais ou de nascimento do bebê para finalizar o procedimento. Apresentar a Declaração de Nascido Vivo (DNV) do bebê, carteira de identidade e CPF dos pais e certidão de casamento, caso seja o caso.
Escute a entrevista abaixo.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil