Recadastramento de aposentados e pensionistas da PBH em 2023 vai exigir apresentação de documentos

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou na última sexta-feira (30) como será o procedimento de prova de vida em 2023 para seus 20 mil aposentados e pensionistas.

O beneficiário deverá comparecer no mês do aniversário a qualquer agência do Banco Bradesco (conveniado da Prefeitura) para realizar o processo. Este ano será necessário fazer o recadastramento com apresentação dos documentos do favorecido nos guichês de atendimento presencial do banco.

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A PBH sugeriu que os beneficiários realizem o procedimento entre os dias 11 e 25 de cada mês, período com menor fluxo de pessoas nas agências.

Caso o recadastramento não seja realizado até o último dia útil do mês de nascimento, o pagamento do benefício será suspenso até que a situação seja regularizada pelo beneficiário. Nesse caso, o salário cairá na conta no mês posterior ao da regularização.


Confira a documentação necessária:

Aposentado ou pensionista (original ou cópia autenticada em cartório):

Documento oficial de identificação válido e com foto
Cadastro de Pessoa Física – CPF
Certidão de casamento, se houver
Comprovante de residência atualizado, sendo aceitas contas de água, energia elétrica, telefone ou bancária, emitidas há, no máximo, seis meses
Pensionistas menores de 18 anos de idade devem comparecer acompanhados pelos responsáveis ou representante legal
Dependente previdenciário, caso haja (cópia simples):

Documento oficial de identificação válido e com foto
Cadastro de Pessoa Física – CPF
Casos excepcionais
Nas situações abaixo, a prova de vida poderá ser realizada por terceiros ou fora das agências:

Caso você esteja impedido de se locomover por questões médicas
Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial
Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior
Para outras informações sobre o processo de recadastramento, acesse o portal da PBH.

Autor: Arthur Lage

Fonte: Hoje em Dia