Recivil participa de evento em parceria com o Sesc MG

No dia 12 de setembro a equipe de Projetos Sociais do Recivil participou do evento “Sesc Solidário” em parceria com o Sesc-MG. O projeto mobilizou a população especialmente para os serviços de documentação e foram realizados mais de 80 pedidos de segundas vias de certidões de nascimento e casamento.

 

 

Equipe de Projetos Sociais realizou mais de 80 pedidos de segundas vias de certidões. 

 

O Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e o Centro de Saúde de Venda Nova se reuniram durante três meses com membros da comunidade e com lideranças do Sesc-MG para levantar as maiores demandas da região, e a partir daí criar estratégias de acesso à cidadania.

 

De acordo com Emilena Pereira Fonseca, analista da Gerência de Assistência do Sesc, o evento estimula o protagonismo da população. “Os serviços oferecidos no evento foram levantados em conjunto com as lideranças da comunidade. É uma oportunidade para que a população carente possa ter acesso a serviços que não teria como arcar, além de ter acesso à informação e esclarecimento de dúvidas”, pontuou.

 

A aposentada Geizi Alves Moreira, de 68 anos, que pela primeira vez solicitou a segunda via da sua certidão de nascimento, aprovou o evento. “A minha certidão é do Espírito Santo, e assim como eu, muitas pessoas não têm condições ou tempo para fazer esse pedido durante a semana”, comentou. A aposentada também elogiou os brinquedos para a diversão das crianças.

 

 

Foi a primeira vez que a aposentada, Geizi Alves Moreira, atualmente com 68 anos, solicitou a segunda via da sua certidão de nascimento.

 

Além do atendimento para solicitação de segundas vias de certidões, a população também teve acesso a serviços do Tribunal Regional Eleitoral, orientações jurídicas, cadastro do trabalhador e seguro desemprego, assistência à saúde e recreação. Todos os serviços foram gratuitos.

 

 

Saiba mais

 

O convênio firmado entre o Recivil e o Sesc-MG em maio deste ano visa promover a inclusão e a cidadania da população em risco social do estado.

 

O Sindicato, durante os eventos, é responsável pelas solicitações de segundas vias de certidão de nascimento, casamento e óbito. Ao Sesc-MG, cabe o repasse do recurso financeiro, mobilização do público e organização dos eventos.

 

 

Fonte: Departamento de Comunicação do Recivil