Recivil participa de mais uma edição do projeto MP Itinerante

A equipe de projetos sociais do Recivil realizou mutirões de documentação entre os dias 22 e 24 de maio nas cidades de Rio Vermelho, Senhora do Porto e Naque, na região central de Minas Gerais.

 

Os mutirões fizeram parte da etapa de maio do projeto em parceria com o Ministério Público Itinerante, que tem o objetivo de documentar a população carente de municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

 

Durante essa etapa foram realizados 301 atendimentos com pedidos para segundas vias de certidões de nascimento e casamento. O Ministério Público também aproveitou os eventos para pedidos de retificações em registros.

 

Recivil realizou 118 atendimentos só na cidade de Rio Vermelho

 

Na cidade de Rio Vermelho foram realizados 88 pedidos de certidões de nascimento; 22 pedidos de certidões de casamento; um pedido de certidão de óbito e sete retificações, totalizando 118 atendimentos num único dia.

 

Já no município de Senhora do Porto, que teve o maior número de atendimentos, foram solicitadas 99 certidões de nascimento; 22 certidões de casamento; cinco certidões de óbito e três retificações.  Os atendimentos nesse município ocorreram no dia 23 de maio e beneficiaram 129 pessoas.

 

O município de Naque fechou a etapa com 54 atendimentos, sendo 38 certidões de nascimento, 14 de casamento e duas de óbito. A equipe comemorou o resultado com mais de 300 pessoas atendidas durante os três dias de mutirões.

 

O último dia de mutirão foi realizado na cidade de Naque.

 

Para a oficiala substituta de Naque, Renata Souza da Cruz Oliveira, o projeto foi de muita importância para a população local.

 

“Foram concedidos serviços gratuitos a pessoas que se encontram em situação econômica vulnerável, beneficiando- as com o requerimento de certidões gratuitas que é a base para os demais documentos. Além disso, o projeto forneceu informações que sanaram dúvidas sobre serviços que a população não tinha conhecimento”, declarou ela.

 

Para a organizadora da equipe do Recivil, Leila Xavier, os dias de atendimento são intensos, mas o resultado vale a pena.

 

“A rotina é dura, viajamos cerca de 9 horas por etapa, trabalhamos em praças, mas isso não torna o trabalho desgastante, pois sabemos que o resultado da nossa ação é transformador. Uma das prioridades da equipe é a realização de atendimento humanizado, unindo qualidade técnica e qualidade do relacionamento que se desenvolve com o usuário do serviço, respeitando a diversidade e a situação de cada um. Sentimos imensa satisfação ao final de cada etapa, pois sabemos que estamos contribuindo para a efetivação do processo de promoção e resgate da cidadania, possibilitando o acesso gratuito aos serviços públicos à pessoas socialmente vulneráveis”, declarou Leila.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil ( jornalista Renata Dantas)