Setecs- Mobilização pelo registro de nascimento

Integrando a permanente campanha de erradicação do sub-registro de nascimento, neste domingo (02.04), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), promove um dia inteiro de mobilização pelo registro, no bairro Pedra 90, em Cuiabá. A ação acontecerá no Centro de Múltiplo Uso da Paróquia São Pedro, das 8h às 18h, e a população terá acesso gratuito a emissão da 1ª e 2ª via da certidão de nascimento, bem como o registro tardio para crianças acima dos 12 anos e para adultos. Além da certidão de nascimento, a comunidade poderá fazer ainda o RG, CPF e a carteira de trabalho gratuitos.

REGISTRO – O registro de nascimento é essencial para o indivíduo e é o primeiro documento de uma pessoa. Somente com ele, o cidadão pode tirar a carteira de trabalho, a carteira de identidade, o título de eleitor, o CPF, ter acesso aos benefícios sociais que o governo oferece ou matricular-se na escola.

Desde 2003 que o Governo vem desenvolvendo mutirões e mobilizações pelo Estado todo para a erradicação da falta do registro de nascimento. Em Mato Grosso já foram realizadas quatro grandes campanhas de mobilização para o registro civil. A primeira aconteceu no dia 25 de outubro de 2003. Uma segunda mobilização, desta vez rural, foi realizada no dia 06 de agosto de 2004. Já a terceira mobilização estadual, culminando com o evento Ação Global, foi em Rondonópolis, no dia 06 de novembro de 2004, e a quarta foi no dia 22 de outubro de 2005.

Atualmente, dos 141 Municípios de Mato Grosso, 47% estão com o sub-registro praticamente erradicado. No total, mais de 11.600 certidões de nascimento já foram emitidas nestas mobilizações realizadas pelo Governo.


Fonte: Olhar Direto – MT