Zeno Veloso lança livro abordando temas do Direito de Família

 

Reconhecido como um dos grandes nomes do meio jurídico brasileiro, o advogado e professor Zeno Augusto Bastos Veloso, acaba de lançar seu mais novo livro. Intitulada Direito Civil, a obra traz um compilado de escritos do jurista relacionados ao Direito de Família.

 

“Este livro traz conteúdos atualizados sobre os principais temas do Direito Civil, em especial, os relacionados ao Direito de Família. São textos que trazem o último pensamento dessas matérias, tendo como base as últimas decisões dos Tribunais Superiores”, explica Veloso.

 

Com mais de 400 páginas, a obra aborda temas relacionados a nome civil; ações possessórias; testamento; reconhecimento voluntário do filho; separação obrigatória de bens; equiparação entre cônjuges e companheiros; novo casamento do cônjuge ausente; união estável e namoro estável.

 

“Como sou notário, e grande parte desses assuntos estão relacionados à atividade notarial e registral, dou uma visão notarial sobre o tema. Essa é uma perspectiva que os autores não costumam se preocupar, porque não tem uma relação direta com o segmento, mas eu gosto de apontar os aspectos que influenciarão a vida de notários e registradores. Até porque você escrever sobre testamento, não sendo tabelião é diferente de você escrever sobre testamento, sendo tabelião”, aponta Veloso.

 

Autor de mais de 20 obras, Veloso é professor de Direito Civil e de Direito Constitucional Aplicado; doutor Honoris Causa da Universidade da Amazônia; Notório Saber reconhecido pela Universidade Federal do Pará; membro da Academia Paraense de Letras Jurídicas; da Academia Brasileira de Direito Civil; do Instituto Brasileiro de Direito Civil; da Academia Brasileira de Letras Jurídicas; diretor Regional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), de que foi um dos fundadores; e membro da Comissão de Professores que assessorou o deputado Ricardo Fiuza, relator-geral do Projeto do Código Civil.

 

Em prefácio do livro, a advogada e diretora do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Maria Berenice Dias, destaca a importância de Zeno para o direito pátrio. “Diante do imobilismo exasperante do legislador, Zeno Veloso, com sua autoridade, esgota os seus mais variados aspectos, emprestando segurança aos assuntos tratados. No Direito das Famílias há alguns que insistem em tentar fazer que prevaleça o viés patrimonial à intensidade do afeto. Não é o caso de Zeno”, escreve ela.

 

“Nosso autor é um nome conhecido e reconhecido nos meios jurídicos nacionais. Quando viajamos por outros Estados e dizemos que somos do Pará, muitas vezes temos de responder à pergunta: “Você é da terra do professor Zeno Veloso?”. E sentimos muito orgulho e prazer em dizer que sim. Estou absolutamente certo de que os leitores deste livro terão imenso proveito na leitura do mesmo”, também escreveu no prefácio da obra, o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Pará (Anoreg-PA), Adhemar Pereira Torres.

 

Fonte: Anoreg BR