Distribuição obrigatória de manual de divórcio a noivos e recém-casados na Itália

A prefeitura da cidade de Varallo (8.000 habitantes), na Itália, começou a distribuir na última segunda-feira (25) um Manual Prático de Separação e Divórcio a todos os recém-casados. A determinação é do prefeito Gialuca Buonanno, do partido conservador Liga Norte.

Além da distribuição gratuita a todos os que se consorciaram este ano, os cartórios devem obrigatoriamente entregar um exemplar ao noivo e à noiva, quando eles se habilitarem para o matrimônio civil.

“Há muitos matrimônios que terminam em poucos meses. O manual serve para evitar todos os problemas internos e externos dos casais que se encontram nesta situação”, explica a nota de apresentação do livro.

O prefeito Buonanno – entrevistado por muitos jornalistas – afirmou que “o divórcio é uma eventualidade não esperada, não só em nossa cidade, como em todo o país e no mundo e infelizmente na Itália acontece muito freqüentemente”.

Para evitar mal-entendidos, o prefeito esclarece que
“a publicação não é um presente de casamento dado pela prefeitura e que não pretende seja um desestímulo ao casal e à sua felicidade”.

Em agosto do ano passado – há exatamente um ano – o mesmo prefeito propôs um prêmio de 50 euros às cidadãs da ciadade que emagrecerem três quilos e aos cidadãos que perderem quatro quilos por mês. Outros 100 euros adicionais serão destinados aos que mantiverem essa redução de peso nos cinco meses subseqüentes. Para levar adiante esta iniciativa, foram destinados 10 mil euros.

 

Fonte: Espaço Vital