Projeto “Uma Vida, Uma Árvore” propõe plantação de uma muda para cada recém nascido em BH

O prefeito Fernando Pimentel lançou o programa “Uma Vida, Uma Árvore”, com o plantio das duas primeiras mudas no local onde está sendo implantado o Parque Nossa Senhora da Piedade, no bairro Aarão Reis. Os pais de 2.640 crianças, nascidas em janeiro , aderiram à iniciativa. Os bebês Clara Izabele Gonçalves da Silva e Ester Souza Silva inauguraram a proposta, marcada pelo plantio de ipês brancos. A pretensão da Prefeitura é semear, até o fim do ano, 30 mil arbustos , de aproximadamente 80 espécies nativas da região, como jacarandá, jequitibá, pau -brasil e ipês de variadas cores. A média de nascimentos na capital é de 34 mil por ano.

O programa é pioneiro no país , como salientou o prefeito durante a solenidade. “Acredito que Belo Horizonte é a única cidade que até agora tem um projeto dessa envergadura , plantando uma árvore para cada criança registrada no município”, disse. Pimentel destacou também que a proposta é um exemplo muito positivo, em um momento em que não só o Brasil , mas todo o mundo, tem que enfrentar o desafio do aquecimento global . “Uma das formas é aumentar a cobertura vegetal. Estamos dando uma contribuição . Pode parecer pouco, mas se nós pensarmos que o mundo tem seis bilhões de habitantes , seriam seis bilhões de árvores se cada um tivesse a sua”, afirmou.

De acordo com o presidente da Fundação de Parques Municipais, Luiz Gustavo Fortini , cerca de cinco mil árvores são plantadas pela Prefeitura anualmente, média que será elevada com o programa. “Nós vamos revegetar parques que têm algumas áreas degradadas, a exemplo do Renato Azeredo, no bairro Palmares, que foi reformado” , contou. Com a iniciativa, a expectativa é aumentar em até seis vezes o número de arbustos nas áreas verdes da cidade.

Para participar do “Uma Vida, Uma Árvore”, os pais, ao registrarem seus filhos, devem preencher uma ficha de adesão no próprio cartório. A criança recebe um certificado de inclusão no programa com a localização para que a família possa acompanhar o desenvolvimento da planta. Satisfeito por ter sido o primeiro a inscrever a criança, o pai de Clara, Welton Pereira da Silva, disse que vai acompanhar de perto o crescimento do ipê. Para a identificação, é colocada uma placa com o número e a espécie plantada.

O projeto “Uma Vida, Uma Árvore” é uma parceria da Prefeitura com a Associação Mineira da Silvicultura (AMS) e a TV Globo Minas. Os cartórios que já participam do programa são o 1° Subdistrito (avenida Francisco Salles, 244), 2° Subdistrito (rua Guarani, 251), 3° Subdistrito (rua São Paulo, 1.620), 4° Subdistrito (avenida Amazonas, 4.666), Barreiro (rua Desembargador Ribeiro da Luz, 105) e Venda Nova (rua Santo Antônio, 12).

Parque Nossa Senhora da Piedade

A inauguração do Parque Nossa Senhora da Piedade, na rua Rubens de Souza Pimentel , 670, bairro Aarão Reis, está prevista para abril. De acordo com o secretário municipal de Políticas Urbanas, Murilo Valadares, o valor investido na obra é próximo a R$ 20 milhões. Nos cinco hectares de extensão do local , serão construídas quadras de esportes e pista de cooper, entre outras melhorias .

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte