Recivil e Inoreg iniciam curso de Pós-Graduação em Belo Horizonte

Cerca de 40 notários e registradores iniciaram na última sexta-feira (17.03) uma nova era para a atividade cartorária no Estado de Minas Gerais. Nesta data, a cidade de Belo Horizonte recebeu a aula inaugural do curso de Pós-Graduação, fruto da parceria entre Recivil e Inoreg, que tem como principal objetivo capacitar notários, registradores e interessados em aprimorar seus conhecimentos na area notarial e de registro, através da formação em um curso de especialização reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

 

O Instituto de Estudos dos Escrivães, Notários e Registradores do Brasil (Inoreg), tem como principal objetivo a criação efetiva da cadeira Notarial e Registral de forma científica e institucional e, através do curso de Pós Graduação em Direito Notarial e Registral visa despertar novos pensadores dentro da atividade, o que gradativamente vem acontecendo com a publicação de novos artigos, monografias e livros.

 

Coordenador por José Carlos Fratti, o curso teve no Recivil o seu principal correspondente no Estado de Minas Gerais. “Conseguimos trazer este curso para Minas Gerais muito em razão do empenho do presidente do Recivil, Paulo Risso, que não mediu esforços em colocar sua equipe voltada à buscar toda a infra-estrutura e mobilização dos notários e registradores do Estado para este curso”, destacou.

 

O curso de Pós Graduação em Belo Horizonte é o 10° a ser promovido pelo Inoreg em todo o Brasil e conta com a chancela da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR). “Estávamos buscando um curso que possibilitasse ao notário e registrador aperfeiçoar os seus conhecimentos e através do Inoreg pudemos trazer isso para a realidade”, explica Fratti. “Agora vamos lançar um selo editorial para estimular a produção científica do notário e do registrador”, completou.

 

O projeto, iniciado no Estado do Paraná, sede do Inoreg, já capacitou mais de 360 pessoas em suas nove edições e chega pela primeira vez ao Estado de Minas Gerais, com o objetivo de estender suas ramificações para todos os Estados brasileiros. “A idéia final é ter um curso de Pós-Graduação em cada capital do País, e com o apoio do Recivil temos certeza que o evento será um sucesso como os já realizados pelo Inoreg em outras cidades”, explica o presidente do Instituto, José Carlos Fratti.

 

Para o presidente do Recivil, Paulo Alberto Risso de Souza, o início do curso de Pós Graduação em Belo Horizonte é a realização de um antigo sonho. “Resgatamos a dignidade do registrador civil mineiro com a criação do mecanismo do ressarcimento dos atos gratuitos e agora estamos capacitando nossos colegas com um curso de alto nível de especialização no segmento de notas e de registro”, explica o presidente do Sindicato mineiro. “Assisti a primeira aula e fiquei maravilhado com a capacidade dos professores que frequentarão nosso curso”, completa Risso.

 

Para o Recivil, investir na capacitação de notários e registradores no Estado de Minas Gerias passou a ser um dos maiores objetivos após a conquista do ressarcimento dos atos gratuitos. Designada pela diretoria do Recivil para colaborar na coordenação da implantação do curso em Belo Horizonte, a assessora jurídica do Recivil, Dra. Rita de Cássia Menossi Rodrigues elogiou a primeira aula do curso. “Foi realmente muito boa e serviu para estimular a todos os que estão aqui para que estejam presentes nas demais aulas durante o curso”, afirmou, completando que as aulas são quinzenais e ocorrem às sextas-feiras à noite e aos sábados na parte da manhã.

 

Inaugurando o curso de Pós Graduação em Belo Horizonte, coube ao hoje registrador de imóveis de Bragança Paulista, Sérgio Busso, ex-diretor da Anoreg e vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil, proferir a primeira aula, que foi bastante elogiada pelos presentes. Para o vice-presidente do Recivil, Carlos José Ribeiro de Castro, a iniciativa foi bastante feliz. “É muito importante esta inovação trazida pelo Recivil, já que ocorre pela primeira vez em nosso Estado e trará inúmeros benefícios no exercício diário da nossa atividade que se reverterá em benefício ao cidadão, através de um melhor atendimento”.

 

Para a Oficiala do município de Caratinga, Adriana Patrício dos Santos, o curso de Pós Graduação é uma oportunidade única de aprimorar o exercício da profissão. “Achei a aula muito boa e estou estimulada a participar deste curso, pois é a primeira vez que temos um curso de especialização, com diploma, voltado para a nossa atividade, para o aprimoramente técnico e dos serviços prestados à população”, diz.

 

A mesma opinião é compartilhada pelo Oficial de Registro Civil e Notas de Prudente de Morais, Júlio César Amaral Mateus. “Achei a aula muito dinâmica e gostei bastante porque foi possível adquirir um conhecimento mais amplo sobre o conjunto das nossas atividades”. Para André de Oliveira Nunes Leite, o curso de Pós Graduação é “uma oportunidade única para aprimoramento dos serviços e capacitação das pessoas que trabalham no serviço público que certamente trará benefícios à população”, finaliza.