Recivil realiza Curso de Qualificação em Caratinga

O Recivil realizou nos dias 4 e 5 de abril o Curso de Qualificação- Módulo Registro Civil na cidade da Caratinga, município de Minas Gerais. O curso, que percorreu 12 regiões do Estado, já beneficiou cerca de 400 Oficiais e substitutos. As aulas ministradas pelo instrutor Helder da Silveira trataram sobre as principais leis que regem o trabalho diário do registrador e notário.

 

Helder da SIlveira ministra as aulas sobre registro civil

 

No primeiro dia de aula, o instrutor falou sobre a história do registro civil, a fé pública, os livros do registro civil, o registro de nascimento e o casamento. Já no segundo dia falou-se sobre registro de óbito; averbação; comunicação, anotação, interdição e adoção, entre outros assuntos.

 

A abertura do evento foi feita pelo gerente do Departamento de Tecnologia da Informação do Recivil, Jader Pedrosa. Jader foi a Caratinga especialmente para falar aos Oficiais sobre o funcionamento da intranet. O sistema que já está em funcionamento desde janeiro deste ano conta com a participação de 30 cartórios. A intranet permite que cartórios de todo o Estado troquem comunicações entre si, em tempo real, com segurança e redução de custos.

 

O Gerente de TI Jader Pedrosa fala aos Oficiais sobre intranet

 

Dos 40 oficiais que participaram do curso, 16 se interessaram em participar da intranet e já preencheram o formulário de inscrição. O gerente de TI, Jader Pedrosa, falou ainda aos oficiais sobre o Cartosoft, software gratuito disponibilizado pelo Sindicato para facilitar o trabalho diário nas serventias. Jader distribui 10 cds de instalação do software para os participantes interessados.

 

“Achei a turma participativa e interessada. A procura pela intranet foi muito boa, quase a metade da turma se cadastrou para participar do sistema, os oficiais aderiram à idéia. O querer deles é inovar, e sentimos isso na conversa”, afirmou Pedrosa.

 

O curso realizado na cidade de Caratinga foi o segundo com maior número de participantes desde o lançamento. A turma discutiu e debateu os assuntos referentes ao registro civil e as peculiaridades da região. Os participantes aproveitaram ainda a presença dos funcionários do Departamento Jurídico, Comunicação e Tecnologia para conhecer os serviços oferecidos pelo Sindicato e ficar por dentro das novidades da classe.

 

Quarenta Oficiais e substitutos da região de caratinga participaram do curso

 

O encerramento do curso foi feito pela diretora regional de Caratinga, Adriana Patrício dos Santos, que agradeceu a presença do Recivil e reforçou a importância da interação dos oficiais com o Sindicato.

 

Ao final do curso foram sorteados livros e DVDs jurídicos para o aprimoramento dos Oficiais. “O curso foi muito bem ministrado. A exposição dos temas pelo professor Helder foi excelente, pois demonstrou conhecimento e segurança, além de muito bom humor. È muito gratificante saber que podemos contar com o Sindicato”, afirmou Joana Paula Araújo, Oficiala de Imbé de Minas.

 

Oficiala de Imbé de Minas, Joana Paula Araújo, aprovou o curso realizado pelo Recivil