Intitulado “Gilka Martins – minha caminhada” o livro de Lucilene Machado foi lançado na noite de ontem (22), no auditório da Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso do Sul – ANOREG/MS.
Gilka Martins é Tabeliã Antecessora do 7° Cartório de Notas, Registros de Imóveis – 2ª Circunscrição de Campo Grande. Nascida em 14 de maio de 1923, em Nioaque é filha do Senhor Demosthenes Martins e da Senhora Corila Lesonier.
Cursou os primeiros anos escolares em Nioaque, depois veio para Campo Grande em 1932 onde morou com sua tia Maria Emilia Martins e estudou na Escola Ativa. Posteriormente estudou como interna no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, também na Capital, até o ano de 1940, onde teve como conterrâneas as Senhoras Nely Martins e Edviges Coelho, amizade que continuou até hoje.
O seu primeiro trabalho foi no Internacional onde desempenhava a função de secretaria, responsável pela emissão de carnês e escrituração. Dona Gilka sempre acompanhou seu pai, Demosthenes Martins em sua vida pública, seja como Secretário de Justiça e Finanças e de Secretario da Agricultura no Estado Uno em Cuiabá e representante da Celursa (Companhia de Energia) atual Urubupungá e como prefeito de Campo Grande.
Desempenhou trabalho de voluntária na Legião Brasileira de Assistência Social, onde desenvolveu inúmeros trabalhos na assistência social entre os quais, a arrecadação de alimentos e também donativos em espécie para os familiares dos pracinhas.
Em 1961 presta concurso para o 7º Cartório de Notas, Registros de Imóveis – 2ª Circunscrição, onde permanece até hoje. Pessoa reconhecida pela sua capacidade de trabalho, honestidade, amizade, dedicação, o que a qualifica com relevantes serviços para a sociedade campo-grandense.
O evento é que foi uma realização da biografada e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, contou com a presença de familiares, amigos e ainda dos Tabeliães da capital, Carlos Roberto Taveira, Izaias Gomes Ferro, Cinthya Spengler dos Santos Pereira Barbosa Santos, e do Tabelião de Aquidauana, Paulo Roberto Santos Azambuja Gomes Rea Júnior.
Fonte: Anoreg-MS