Cartórios de Registro Civil de Minas são premiados na edição de 2018 do PQTA

Os cartórios de Registro Civil e Notas das cidades de Fervedouro e de Ilicínea, em Minas Gerais, receberam o Prêmio de Qualidade Total (PQTA 2018), na categoria Prata, na noite do dia 14 de novembro, durante o XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro promovido pela Anoreg-BR.


“Acredito que a conquista desta premiação representa o esforço do cartório em se modernizar cada vez mais, atingindo o mais alto patamar na prestação deste serviço público que é essencial para a garantia da cidadania, da segurança jurídica dos negócios pessoais e patrimoniais dos cidadãos, assim como para a prevenção de litígios”, disse a titular do cartório de Registro Civil e Notas de Fervedouro, Fernanda Dias Mendes.

 

Equipe do cartório de Fervedouro


Instituído em 2005, o PQTA busca fomentar entre notários e registradores a ideia de que um atendimento de qualidade e uma gestão eficiente são essenciais não apenas para melhoria do ambiente de trabalho de notários e registradores, mas também, como forma de aumentar a satisfação dos usuários e gerar bons frutos para o setor.


Nesta sua 14º edição, o PQTA bateu recorde no número de inscritos e premiados: foram 201 cartórios inscritos e 181 premiados, sendo 55 serventias de Registro Civil de todo o País. Em Minas Gerais, 15 cartórios foram premiados, sendo 5 em cada uma das categorias Prata, Ouro e Diamante. 


A cada ano, o PQTA publica um Manual de Boas Práticas para os cartórios terem como base. Em 2018, foram utilizados dez critérios de avaliação: Estratégia; Gestão Operacional; Gestão de Pessoas; Instalações; Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho; Gestão Socioambiental; Gestão da Informatização e Controle de Dados; Gestão da Inovação e Compliance. Cada critério gera uma pontuação que totaliza a premiação nas categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante.

 

“Os cartórios devem servir ao cidadão e não ao contrário. Cartórios têm a obrigação de apresentar ótimas instalações, prestar um atendimento célere, enfim, devem estar tecnologicamente e tecnicamente preparados para os novos tempos. Acabamos recebendo o prêmio Prata já na primeira participação. Nossa meta é ganharmos o Ouro em 2019”, concluiu Fernanda Mendes.


Clique aqui e veja a lista de premiados.

 

Equipe do cartório de Ilicínea

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil (Com informações da Anoreg-BR)