Travessia faz novo repasse de recursos

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Almeida Gazzola, recebeu, ontem, 65 prefeitos mineiros para assinatura dos convênios e entrega dos planos municipais de ações articuladas para execução do Programa Travessia em 2010. O convênio vai financiar as obras que devem contribuir na melhoria da qualidade de vida das populações mais carentes dos municípios beneficiados pelo programa. Cada cidade vai receber R$ 400 mil da Sedese, até o final do ano.

"O Governo de Minas compreende as diferenças do nosso Estado e cria novos instrumentos para combater essas distorções. E o Travessia é um destes instrumentos", destacou a secretária Ana Lúcia.

Após a assinatura dos convênios, os prefeitos puderam participar de uma palestra sobre os planos municipais com a gerente do Travessia, Cláudia Bolognani. Também participaram do evento o gerente de Departamento de Micro e Pequenas Empresas do BDMG, Roberto Emílio de Senna; e a assessora de Promoção à Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde, Maria Lúcia Teixeira.

O Programa

O Travessia é um dos programas estruturadores do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de comunidades de cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), priorizando seis áreas de atuação: saneamento, intervenções urbanas, saúde, gestão social, educação e renda.

Criado em 2008, o programa realiza ações articuladas de combate à pobreza que envolvem as 18 secretarias de Estado e órgãos públicos, com investimento total que vai superar R$ 600 milhões. Juntos, órgãos e secretarias do Governo articulam ações que proporcionam melhorias concretas na qualidade de vida de uma população estimada em um milhão de habitantes, em 110 cidades com baixo IDH.

As obras

Dos 35 municípios beneficiados em 2009, 138 obras foram pactuadas com recursos do Travessia e 47 delas já foram finalizadas. Nessas obras estão incluídos 17 projetos de reforma, construção e reconstrução de casas, totalizando 324 moradias. Dessas, 130 já foram concluídas ou estão em fase final de acabamento.

 

 

Fonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais

Leia mais:

Recivil participa de lançamento da nova etapa do programa Travessia

Travessia leva documentação básica à população carente

Programa Travessia chega a mais 35 cidades de Minas