Mais de 150 casais oficializam união em casamento comunitário, no ES

O 3° Encontro Estadual de Desenvolvimento Comunitário realizou, na tarde deste domingo (9), um casamento comunitário na Praça do Papa, em Vitória. 156 casais tiveram a oportunidade de oficializar a união. A assinatura dos papéis de casamento, que em um cartório não sai por menos de R$ 200, foi gratuita para os casais que participaram do mutirão.

Serviços gratuitos
Serviços de orientação à saúde, emissão de documentos, orientação jurídica, palestras, corte de cabelo e serviços de orientação sobre drogas foram oferecidos à população gratuitamente neste domingo (9), no 3° Encontro Estadual de Desenvolvimento Comunitário, na Praça do Papa, em Vitória. Na parte da tarde, foi realizado um casamento comunitário, reunindo 156 casais. O evento, que teve como encerramento o Show pela Paz, foi realizado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa Comunitária (Caco).

A ação teve início às 8h e se estendeu até às 17h. Foram oferecidos na "Rede Cidadã" serviços como o mutirão comunitário, com os promotores de Justiça, atendimento na área de saúde, emissão de documentos, orientação jurídica, palestras, corte de cabelo e serviços de orientação sobre drogas. Para facilitar o acesso do público aos serviços de seu interesse, os estandes foram divididos nas áreas de Saúde e Higiene, Jurídico e Social e Emissão de Documentos.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de retirar as primeiras vias de documentos como a Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho. O Grupo Especial de Trabalho Social (Getso) do MPES ofereceu aos cidadãos segundas vias de certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, além de orientações nos projetos “Reconhecimento de Paternidade – DNA” e “Paternidade Responsável”.

Na área da saúde, foram realizados exames de glicose, triglicerídeos, colesterol capilar e tipagem sanguínea; avaliação e orientação nutricional. A Associação Brasileira de Asmáticos orientou a população sobre doenças respiratórias e realizar o teste do sopro durante o evento. A realização de coleta de sangue e o cadastramento de medula óssea foram oferecidos pelo Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes). Também foram distribuídas 50 senhas para a realização do exame de mamografia.

O encontro teve também atividades culturais, como shows, cinema, teatro e oficinas para as crianças. Dentre as atrações, a Banda Júnior da Polícia Militar e o Teatro da Polícia Federal, que encenaram uma peça sobre combate às drogas. Em paralelo aos atendimentos, foram realizadas palestras com temas de relevância para a comunidade.

 

Fonte: G1