Recivil realiza projeto social em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais

Entre os dias 26 e 29 de outubro a equipe de Projetos Sociais do Recivil visitou quatro municípios mineiros para a realização de mais uma etapa do projeto Travessia. Cerca de 300 pessoas foram atendidas nos quatro dias de mutirões. As cidades visitadas foram Piranga, Senhora dos Remédios, Cipotânea e Serecita.
 
O primeiro mutirão foi realizado na cidade de Piranga. Os atendimentos foram realizados na sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município. “A maioria das pessoas atendidas era da zona rural, uma população bem carente”, explicou a coordenadora dos projetos sociais, Andrea Paixão. Em menos de um dia a equipe atendeu 128 pessoas.

Equipe de projetos sociais do Recivil atendeu a população carente em Piranga

Em seguida a equipe partiu em direção ao município de Senhora dos Remédios. O mutirão foi realizado no Centro Comunitário Efigênia Silveira e aproximadamente 40 pessoas foram atendidas.
 
No terceiro dia da etapa a equipe do Recivil atendeu a população carente da cidade de Cipotânea. Para finalizar a etapa, o ultimo mutirão foi realizado no município de Serecita. Entre os atendimentos da etapa, chamou a atenção o caso de Maria da Conceição, uma senhora de 65 anos que até então não havia sido registrada. Maria passou a vida inteira sem um documento sequer. Não fazia parte das políticas públicas do governo e nem tinha direito a serviços básicos de saúde e educação. No mutirão, esteve acompanhada das assistentes sociais do município e foi atendida pela equipe do Recivil.
 

Dona Maria da Conceição foi registrada aos 65 anos

Através do programa Travessia, desde 2009, o Recivil tem chegado a regiões carentes do Estado e contribuído com o governo estadual na erradicação do sub-registro. O apoio dos Registradores Civis de Minas Gerais tem sido essencial para os resultados obtidos.
 
“Foi muito bom. Os municípios vizinhos ficaram com ciúmes porque o mutirão não foi para lá. A população já está vindo aqui pegar as certidões requeridas naquele dia. Hoje mesmo já tirei cinco certidões e uma  das pessoas atendidas já está querendo se casar”,  disse Lecy Ferreira da Costa Santana, Oficiala de Registro Civil de Serecita.

Mães com crianças de colo foram atendidas em Sericita


Veja abaixo os resultados da etapa:

26/10/2011 – Piranga – MG

Cert. Nasc.: 92
Cert. Cas.:   27
Cert. Óbito: 02
Retificação: 07
TOTAL:     128 Atendimentos

27/10/2011 – Senhora dos Remédios – MG

Cert. Nasc.: 27
Cert. Cas.:   12
TOTAL:      39 Atendimentos

28/10/2011 – Cipotânea – MG

Cert. Nasc.: 08
Cert. Cas.:   04
TOTAL:      12 Atendimentos

29/10/2011 – Sericita – MG

Cert. Nasc.: 34
Cert. Cas.:    09
Cert. Óbito:  02
Reg. Tardio:  01
TOTAL:       46 Atendimentos

Total geral: 225 atendimentos