Mais uma união estável entre pessoas do mesmo sexo acontece hoje no Cartório de Registro Civil em Uberaba. Os empresários Diego Rodrigues e Rander Santana Silva passam a assinar nesta quarta-feira o sobrenome um do outro. De acordo com o cartório, este é o 6º casamento homossexual realizado na cidade.
Segundo Diego, o cartório ofereceu todo o apoio necessário para que as dúvidas referentes à legalização da união fossem esclarecidas. “É importante a conscientização. Muitos casais estão juntos há um tempão e ainda não sabem como legalizar a situação, podendo ter o total apoio dos funcionários do cartório para isso”, conta.
O processo é rápido e funciona exatamente como a solicitação para o casamento heterossexual. O pedido é feito junto ao cartório, depois disso os nomes são avaliados pelo juiz do Fórum de Registro Civil, e o diário oficial publica na imprensa da cidade o nome dos solicitantes. “Tudo muito tranquilo, fomos até o local para confirmar o casamento, fizemos tudo exatamente como um casal heterossexual, o cartório abriu as portas para nós dois”, conta Diego.
O Cartório de Registro Civil informa que procura não realizar diferenciação entre os casais interessados, ou seja, toda a equipe está disponível para que os direitos dos casais homossexuais sejam garantidos. “A partir do momento em que a lei surgiu, os casais foram aparecendo e nós não fazemos nenhum tipo de distinção, não existe um tratamento diferenciado para ninguém”, ressalta a oficiala do Cartório de Registro Civil, Maria de Fátima Silva Macedo.
Diego e Rander não oferecerão recepção aos convidados, embarcam para Argentina após a cerimônia para comemorar o enlace. O casal optou pela comunhão parcial de bens, ou seja, tudo que for adquirido após o casamento será dividido em partes iguais em caso de uma possível separação.
Fonte: Jornal da Manhã