Desde janeiro de 2024, o Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de São João Nepomuceno atende a população de 30 mil habitantes do município, sede de Comarca. Fundada em 1889, a serventia funcionava em um pequeno espaço que correspondia a apenas um terço da estrutura hoje oferecida aos usuários. Agora, em novo endereço na Rua Expedicionário Garcia Lopes, 338, no Centro de São João Nepomuceno, o cartório, sob a gestão da oficiala Amanda Garcia Fonseca Araújo, dispõe de ambientes distintos, incluindo o arquivo, sala da oficiala, espaço para atendimento ao público, copa/cozinha, uma sala extra e uma sala de casamentos totalmente climatizada, com entrada independente e decoração específica.
Amanda Garcia explica que os ambientes foram projetados para proporcionar mais conforto aos usuários: “Com entrada independente, os casamentos não interferem no atendimento ao cidadão e vice-versa. A nova sala de casamentos foi um marco que mudou a concepção de casamento civil na cidade. Agora, os noivos muitas vezes vêm a caráter, trazem damas de honra e fazem até entrada na sala com tapete vermelho e convidados”.
Sem dias específicos para casamentos civis, o cartório mantém agenda aberta durante toda a semana, ajustada conforme a disponibilidade do juiz de paz. “Realizamos casamentos em qualquer dia útil, de segunda a sexta-feira, mas a maior procura é às quintas e sextas. Realizamos, em média, 10 casamentos por mês”, diz a registradora. No total, o cartório realiza de mil a 1,5 mil atos mensais, entre pagos e gratuitos.
A Oficiala
Amanda Fonseca Garcia, natural de Bicas, é formada pela Faculdade de Direito da UFJF, em Juiz de Fora. Ela iniciou a carreira como advogada e depois tornou-se procuradora de Bicas. “Ainda como procuradora, um amigo mencionou um concurso para cartório. Relutei, mas fiz a prova sem muito preparo. Fiquei em segundo lugar para o cartório que escolhi, e as normas da época permitiam apenas ao primeiro assumir. Tempos depois, decidi me preparar melhor, estudei muito e, apesar do concurso mais difícil, passei e escolhi São João Nepomuceno, onde estou desde 2012”.
A registradora trabalha com um oficial substituto e duas escreventes, destacando a importância e a responsabilidade de sua profissão: “Fé pública exige grande responsabilidade e comprometimento. Há muita pressão sobre os oficiais, com provimentos frequentes, fiscalizações rigorosas e muito trabalho. As pessoas, muitas vezes, não entendem a complexidade dessa função tão relevante para a sociedade”, explica.
Serviço:
Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais de São João Nepomuceno
Rua Expedicionário Garcia Lopes, 338 – Centro
São João Nepomuceno
Tel: (32) 3261-116
Horário de funcionamento: 9h às 17h (plantões aos finais de semana)
Fonte: Equipe de Comunicação do Recivil