Cidadão já pode solicitar certidões pela internet em Minas

A partir da próxima terça-feira, os mineiros que estiverem em qualquer parte do mundo vão poder solicitar, sem sair de casa, certidões emitidas em qualquer um dos cartórios espalhados por Minas Gerais. O pedido será feito pela internet, através do endereço www.cartorio24horas.com.br. O serviço já existe em 16 estados brasileiros e visa permitir ao cidadão ou empresa receber os documentos, emitidos em cartórios de todo o Brasil, via Correios, no endereço indicado, com comodidade, rapidez e segurança.

Ao clicar no ícone “Solicitar”, situado nas áreas do endereço eletrônico “Pedidos de certidões on-line” ou “Destaques”, o internauta dá início ao processo. Em um único pedido, pela opção “Lote”, é possível requisitar vários documentos de um determinado cartório ou de vários deles em um mesmo estado e receber pagando custo único de postagem e boleto. As cretidões podem ser entregues por Sedex ou retiradas no balcão do cartório selecionado. Em casos de certidões digitais é possível, ainda, o envio por email.

O sistema foi desenvolvido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) em parceria com os Correios. De acordo com a associação, é fundamental que as informações preenchidas sejam precisas, especialmente, a indicação do cartório ao qual se faz o pedido. A associação alerta que todos os campos identificados com asterisco são obrigatórios e recomenda ao internautas imprimir ou anotar o número do pedido para esclarecimentos de possíveis dúvidas. Os contatos da central de atendimento são o telefone 0800-707-1772 ou o e-mail faleconosco@@cartorio24horas.com.br.

O pagamento pode ser feito por meio de transferência eletrônica, para clientes do Bradesco com acesso ao banco pela internet, o que economiza o custo do boleto bancário. Para correntistas de outros bancos, é preciso imprimir a fatura, que pode ser quitada nas agências, casas lotéricas ou postos dos Correios. O vencimento dos boletos ocorre dez dias depois da confirmação do pedido, mas a solicitação só é encaminhada ao cartório após o pagamento.



Fonte: UAI – MG