Município de Carangola recebe Curso de Qualificação em Registro Civil

A cidade de Carangola recebeu, nos dias 30 e 31 de maio, a 15ª edição do Curso de Qualificação em Registro Civil oferecido pelo Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil).  Aproximadamente 40 pessoas participaram do evento que durou todo o final de semana.

 

As aulas foram ministradas no salão do júri, no Fórum da cidade, pelo instrutor Helder da Silveira que elogiou o apoio do Judiciário da região para o aprimoramento dos oficiais.

 

Oficiais assistem as aulas no salão do júri do Fórum local

 

“Percebe-se claramente que o Judiciário, como fiscalizador dos serviços, está aberto ao aprimoramento. Aqui em Carangola o juiz abriu literalmente as portas do fórum para que se realizasse o curso e com isso se aprimorasse o trabalho dos Oficiais. Isso me deixou muito satisfeito porque o pessoal veio aqui de distâncias longas, com estradas ruins e vieram com ânsia de aprender. Temos a casa cheia e o Judiciário percebeu isso”, comentou o instrutor.

 

O instrutor Helder da Silveira ministra curso para mais de 40 pessoas

 

Os participantes do curso debateram os serviços prestados pelas serventias nos dois dias de aula e aproveitaram a oportunidade para trocar experiências e conhecer os colegas das serventias vizinhas.

 

O curso foi realizado a pedido do Diretor Regional de Carangola, Ailton Lopes Ferreira, que conversou diretamente no Sindicato solicitando a realização do evento na sua cidade. A procura por inscrições foi intensa e em menos de 10 dias a turma estava fechada.

 

“Este curso deveria ser feito em todas as cidades mesmo sem ser solicitado pelos diretores. Aqui vai ajudar muito. Inclusive pra mim, que tenho um pouco mais de conhecimento que alguns aqui da região, que me pedem socorro e eu peço as cidades maiores, ajudou muito. Eu mesmo esclareci muitas dúvidas”, declarou o diretor regional.

 

O Diretor Regional de Carangola, Ailton Lopes, assite atento ao curso

 

A equipe do Sindicato formada por funcionários dos departamentos de comunicação, jurídico e informática ficou à disposição para atender aos Oficias.

 

O analista de desenvolvimento do Recivil, Deivid Almeida, explicou aos Oficiais presentes sobre o funcionamento da Intranet e do Cartosoft. Após a apresentação, Deivid distribuiu gratuitamente CDs de instalação do programa e apostilas sobre informática básica para auxiliar os Oficiais que estão começando a informatizar suas serventias.

 

“Muitos Oficiais ainda não informatizaram suas serventias por desconhecerem as facilidades de ter um programa como o Cartosoft para auxiliar os trabalhos diários. Os cursos têm ajudado muito neste ponto. A procura pelo Cartosoft aumentou significativamente”, explicou Deivid Almeida.

 

O advogado do Recivil, Felipe Mendonça, também aproveitou a presença de um número significativo de Oficiais para esclarecer dúvidas sobre os novos critérios definidos pela Comissão Gestora para o ressarcimento dos atos gratuitos.

 

“A turma de Carangola surpreendeu positivamente pelo nível de instrução e conhecimento dos Oficiais. O curso de qualificação veio apenas a agregar mais conhecimento e atualizar os Oficiais da região, que demonstraram bastante interesse e foram bem participativos durante o evento. É sempre bom alertar aos oficiais sobre os atos passíveis de ressarcimento pelo Recompe”, disse. “O Aviso Circular nº 001/2009 é de fundamental importância para os registradores civis de todo o Estado. A cartilha está bastante clara em relação à documentação necessária para a compensação dos atos gratuitos praticados na serventia, bem como dispõe sobre novos atos que passaram a ser ressarcidos. Portanto, toda a classe registradora foi beneficiada e a documentação exigida para o ressarcimento está bastante clara, com o advento do referido ato normativo”, comentou Felipe Mendonça.

 

O advogado do recivil, Felipe Mendonça, fala sobre o ressarcimento dos atos gratuitos

 

Ao final do curso a equipe do Recivil sorteou brindes aos participantes e o instrutor Helder da Silveira, juntamente com o Diretor Regional Ailton Lopes, entregou os certificados de participação aos oficiais presentes.

 

Oficiais da regional de Carangola posam com certificado do curso