Diretores e funcionários do Recivil promovem celebração de Natal na instituição Lar dos Idosos

Na última quinta-feira (15/12), diretores e colaboradores do Sindicato participaram de uma comemoração no Lar de Idosos Caminhos para Jesus, localizado no bairro Floramar, em Belo Horizonte. Na ocasião, foram entregues presentes e um lanche para os residentes do local. A festa também teve direito a música com voz e violão, do funcionário do setor de TI, Pedro Antonini; e à visita do Papai Noel, caracterizado por Lucas Coutinho, do departamento jurídico da entidade.

“Maravilhoso participar desse momento com vocês! Experiência incrível”, celebrou Antonini.

Os Cartórios da Grande BH também participam da celebração, através de doações de fraldas geriátricas. A ONG “Movimentos de Amor” em parceria com esta ação também levou leveza e brincadeira para os moradores da instituição.

“Agradecemos muito a Deus por estarmos ali. Agradecemos em especial ao setor de projeto social do Recivil, pelo convite lindo para dividirmos tantos momentos inesquecíveis. Estas pessoas são especiais e precisam dessa energia e ajuda. Cada olhar, cada toque de mão, cada palavrinha, mesmo que sem dizerem nada, nos enche ainda mais de muito amor e da certeza da caminhada”, apontou Juliana Belico, representante da organização.

De acordo com Soraia Boan, diretora do Recivil e dos projetos sociais, “a visita vai ao encontro de uma das várias missões dos cartórios de Registro Civil junto à sociedade. O registro civil presta, no cotidiano de suas atividades, um serviço social de grande relevância, inclusive orientando o cidadão na busca e no uso de seus documentos e na garantia de seus respectivos direitos. A visita ao asilo veio num momento em que a sociedade se mobiliza para atender à demanda de setores da sociedade carentes não só financeiramente, mas, principalmente, do olhar e da presença solidária de todos”, disse.

“É preciso estar sempre atento às necessidades das pessoas, especialmente àquelas mais vulneráveis, merecedoras da atenção de todos, e os cartórios de Registro Civil de Minas, juntamente com o Recivil, abraçam esse propósito. Por tudo isso, foi uma visita simbólica e muito significativa”, afirmou a registradora.

O presidente do Recivil emocionou-se durante o evento. “Estar nesta tarde aqui, no Lar dos idosos do Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, foi uma satisfação muito grande, em primeiro lugar por sentir o calor humano e a satisfação estampada nos olhos de todos os envolvidos. Sabemos que é muito pouco, mas para o idoso que é muito carente, saber que tem pessoas que se preocupam e lembram de sua situação é o mais importante para eles”, destacou Genilson Gomes.

“Em segundo lugar, me passou um filme ao chegar aqui, porque há uns 20 anos eu trabalhei como voluntário neste lar e voltar aqui e ver que o trabalho segue firme e que os idosos continuam recebendo o afeto e os cuidados que necessitam é muito gratificante. Fortes emoções revivi aqui neste encontro e espero poder voltar mais vezes. Nunca podemos esquecer que só seremos um país digno se dignificar os nossos idosos. E parece-me que estamos longe disto, infelizmente”, refletiu o presidente do Recivil.

Maria Aparecida de Jesus, moradora do Lar dos Idosos, falou com gratidão sobre a visita recebida. “Tudo que estas pessoas estão fazendo por nós eu desejo que venha em dobro para elas e suas famílias. Aqui estamos todos tão felizes que me faltam as palavras certas”, agradeceu a senhora, conhecida carinhosamente como Cida.

Juliane Tolentino, coordenadora da Casa da Esperança (C.E.), contou que a instituição iniciou suas atividades em 1991 com o senhor Célio Tropia e hoje em dia abriga idosos em regime de acolhimento de longa permanência (proteção especial de alta complexidade). “O objetivo principal da Casa é assistir idosos em situação de vulnerabilidade clínica e social, com prioridades para aqueles dependentes nas AVD’s (Atividades de Vida Diária). Atualmente são abrigados 39 idosos, acima de 60 anos. É uma alegria imensa receber os voluntários e de todos aqui presentes. Depois dessa pandemia foram quase três anos de clausura e hoje podemos nos reunir. Aqui nós sobrevivemos através de doações. Quem colaborar com fraldas, leites, material de limpeza ou em espécie pode nos procurar que daremos as orientações necessárias”, explicou Juliane.

Os contatos do Núcleo Assistencial – Lar de Idosos Caminhos para Jesus são através dos telefones: (31) 3408-3000 // 0800 031 5600. Email: nacj@caminhosparajesus.org.br. Endereço: Rua José Ferreira Magalhães, 341 – Floramar, Belo Horizonte/MG. Site: nucleocaminhosparajesus e redes sociais:@caminhosparajesus (facebook e instagram).

Confira alguns registros:

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil