Belo Horizonte (MG) – No dia 14 de outubro a equipe de projetos sociais do Recivil participou de mais uma Maratona da Solidariedade realizada pelo Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (Sesc-MG).
O projeto social Maratona da Solidariedade é realizado há alguns anos, e tem como objetivo levar documentação civil básica à população carente do estado, além de dar acesso a diversos serviços na área de lazer, saúde e educação.
A participação do Recivil no mutirão aconteceu na parte da manhã do domingo. Durante o período foi grande a movimentação de pessoas em busca de segunda via das certidões de nascimento, o que possibilitou a retirada da carteira de identidade oferecida no mesmo local pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil. A maioria dos atendimentos foi voltada para a população moradora de albergues da capital.
Outros serviços, como emissão de segunda via de identidade, corte de cabelo e manicure, exposição de artesanato, turismo social além de palestras e oficinas foram desenvolvidas em todo o parque. Um palco foi montado na entrada principal do parque para as apresentações gratuitas dos espetáculos Minas ao Luar, Sesc Chorinho e Samba na Praça.
Mesmo com a chuva que caiu sobre o parque, a movimentação de pessoas interessadas em aproveitar as atividades da Maratona da Solidariedade foi grande. O evento, com entrada gratuita, também atraiu a presença de muitas crianças, que aproveitaram o feriado do dia das crianças para curtir as atividades.
Na ocasião, o Recivil possibilitou a emissão de 95 certidões de nascimento, 28 certidões de casamento, quatro certidões de óbito, um registro tardio e seis certidões negativas.