A 19ª edição do Curso de Qualificação promovido pelo Recivil foi realizada neste final de semana (12 e 13/09), na cidade de Três Marias, na região central de Minas Gerais.
Durante os dois dias de curso, 28 oficiais e substitutos dos cartórios de registro civil da região acompanharam as explicações do instrutor Helder da Silveira sobre a legislação e as questões práticas relativas ao registro civil.
No primeiro dia do Curso de Qualificação, vários assuntos foram abordados durante a aula, como o livro E, as Leis 8.935 e 15.424, adoção, entre outras questões. “O curso em Três Marias foi também muito proveitoso. Como sempre a Lei 8.560/92, chamando sempre a atenção dos oficiais quanto à sua aplicabilidade e observância”, comentou o instrutor Helder da Silveira.
Curso teve a presença de 28 participantes dos cartórios de registro civil da região de Três Marias
Já no segundo e último dia, a aula teve início com as explicações do analista de desenvolvimento do departamento de Tecnologia da Informação do Recivil, Deivid Almeida, sobre o Cartosoft e a Intranet, dois sistemas gratuitos desenvolvidos pelo Sindicato para garantir agilidade, segurança, comodidade e redução de custos nas práticas diárias das serventias. Já são mais de 440 cartórios que utilizam o Cartosoft em todo o estado, e 140 serventias mineiras cadastradas na Intranet.
As vantagens do Cartosoft e da Intranet foram apresentadas pelo analista
de desenvolvimento do Recivil, Deivid Almeida
Em seguida foi a vez do instrutor Helder abordar os conceitos e práticas dos regimes de bens de casamento, união estável, óbito e muitos outros assuntos.
O instrutor Helder da Silveira tirou várias dúvidas dos Oficiais durante
a 19ª edição dos Cursos de Qualificação
Durante todo o curso, os participantes aproveitaram a oportunidade para exporem as peculiaridades das serventias, tirarem suas dúvidas e anotarem informações, recebendo sempre as orientações do instrutor Helder, que falou sobre esta 19ª edição do curso.
“A participação dos oficiais foi bastante efetiva e, extremamente interessados, anotaram bastante e fizeram inúmeras perguntas pertinentes o que ajudou ainda mais a enriquecer o curso”, comentou.
A Oficiala de Cedro do Abaeté, Eloisa Rios de Brito Borges, falou sobre a experiência. “Foi muito importante para mim, assim como para meus colegas, foi um grande passo que o Recivil deu para nós registradores, para que possamos ter mais conhecimentos da nossa prática no registro civil. Eu achei tudo interessante. Foi falado tudo que eu precisava. Aprendi muita coisa”, disse a Oficiala.
Oficiala de Cedro do Abaeté, Eloisa Rios de Brito Borges, aprovou o curso promovido pelo Recivil
O diretor regional responsável pela região composta pelo município de Três Marias, Wender Vilhena Cruz, também participou do curso, ajudou o Recivil na divulgação do evento e ainda incentivou a presença dos colegas da reunião. “Achei o curso excelente. Quero parabenizar o Helder pela transparência com que ele traz assuntos polêmicos, e pela oportunidade que ele oferece de todos os oficiais debaterem as questões; isso só tem a engrandecer a classe. Quero parabenizar também o Recivil, todos vocês pela gentileza com que nos trataram”, completou o Oficial da cidade de Abaeté.
Veja a agenda dos Cursos de Qualificação até o final do ano:
17 e 18 de outubro – São João Del Rey
7 e 8 de novembro – Guaxupé
28 e 29 de novembro – Ouro Preto
12 e 13 de dezembro – Pará de Minas
Participantes posaram com os certificados em mãos, após o encerramento do curso