A Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania (Sasc), através da Diretoria de Direitos Humanos, em parceria com as Prefeituras e as Secretarias de Assistência dos municípios de Picos, Oeiras, Floriano e Água Branca, está realizando, de 19 a 23 de dezembro, o mutirão do Registro Civil de Nascimento. A caravana faz parte do Projeto Registrar, do Governo Federal e tem por objetivo diminuir os números de sub-registros no Estado do Piauí.
A caravana já foi realizada, na semana 12 a 16 de dezembro, nas cidades de Morro de Chapéu, Piripiri, Pedro II e Piracuruca, prestando atendimento a cerca de 40 pessoas. No mesmo período também foram entregues um total de 5 kits de computador e impressora nas maternidades e cartórios das cidades de Curimatá, Picos e Elesbão Veloso, para dinamizar o registro de nascimento nas localidades.
Segundo a diretora Direitos Humanos da Sasc, Gilvana Gayoso, o Projeto Registrar é de suma importância para a erradicação do Sub-registro de Nascimento no Estado do Piauí, garantindo o acesso aos programas federais e a cidadania.
No período de 25 a 29 de dezembro a caravana segue para as cidades de Corrente, Bom Jesus e Uruçui.
Fonte: Site 180 graus